O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO DE ANALISAR, ? LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, SITUA??ES-PROBLEMA DE RELA??O QUATERN?RIA PRESENTES NAS PROVAS DE MATEM?TICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM, PRESENTES NO TRI?NIO (2017-2019). A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TENDO COMO REFER?NCIA A RELEITURA PROPOSTA POR MAGINA, MERLINI E SANTOS (2016) PARA CLASSIFICAR AS SITUA??ES DO CAMPO MULTIPLICATIVO, PERCEBE-SE QUE OS PROBLEMAS DA REFERIDA RELA??O COMP?EM QUASE UM QUINTO DE TODAS AS QUEST?ES DO EXAME. AL?M DISSO, SEMPRE S?O DO EIXO PROPOR??O SIMPLES, MAJORITARIAMENTE DE CORRESPOND?NCIA UM PARA MUITOS, COM A PRESEN?A ACENTUADA DE SITUA??ES QUE ENVOLVEM QUANTIDADES CONT?NUAS, UMA VEZ QUE APENAS UM DOS VINTE E SEIS PROBLEMAS ENCONTRADOS SOB RELA??O QUATERN?RIA ABORDAM GRANDEZAS DISCRETAS.