ARAÚJO, Antonio Barbosa Alves De. Aprendendo e cooperando saberes. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67974>. Acesso em: 22/11/2024 05:51
UM DOS MAIORES PROBLEMAS IDENTIFICADOS NA ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO DE SOUSA ERA UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE EM MATEMÁTICA, EM VIRTUDE DO FATO QUE SE IDENTIFICAVA O BAIXO DESEMPENHO DOS EDUCANDOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA , QUE RECLAMAVAM DA COMPLEXIDADE DESSE COMPONENTE, REVELANDO DEFICIÊNCIAS ACUMULADAS NO PROCESSO E RESISTÊNCIA DEVIDO À HISTÓRIA DE INSUCESSO COMO BAIXO DESEMPENHO NOS ANOS ANTERIORES, FALTA DE APOIO FAMILIAR NOS ESTUDOS, DESISTÊNCIAS E ATÉ MESMO REPROVAÇÕES. COM ISSO COMPREENDEU-SE A NECESSIDADE DE TORNAR MAIS SIGNIFICATIVO O ENSINO COM METODOLOGIAS MAIS ATRATIVAS E SIGNIFICATIVAS. A PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA FOI APRESENTADA AOS ESTUDANTES. A VIVÊNCIA DO PROJETO PROPORCIONOU UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA MAIS FORTE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, BEM COMO É VISÍVEL O CLIMA DE SOLIDARIEDADE ESTABELECIDO ENTRE OS PARTICIPANTES QUE, POUCO A POUCO, COMEÇAM A DESENVOLVER HABILIDADES DE CONVIVÊNCIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL, AVANÇANDO NA AUTONOMIA E ELEVANDO A AUTOESTIMA POSITIVA, À MEDIDA EM QUE SOCIALIZAM SEUS CONHECIMENTOS, APRENDENDO E ENSINANDO UNS COM OS OUTROS, VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM COOPERATIVA.