O SER HUMANO DESDE OS TEMPOS REMOTOS NECESSITA DA TECNOLOGIA PARA SOBREVIVER E SE DESENVOLVER. VIVENCIAMOS O AUMENTO EXPONENCIAL DAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO SOCIAL, INSERIDA DIRETAMENTE NO COTIDIANO, DESDE A SUA FASE INICIAL ATÉ A FASE ADULTA, TORNANDO AS PESSOAS CADA VEZ MAIS DEPENDENTES, SEJA DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA, DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. NO CASO DAS CRIANÇAS, NOTA-SE AINDA UM GRANDE APELO DAS MÍDIAS, QUE PROVOCAM MUDANÇAS DE HÁBITOS E CONSEQUÊNCIAS PREOCUPANTES. PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DESCONTROLADO DA MÍDIA TELEVISIVA PELAS CRIANÇAS NO SEU COTIDIANO, OBSERVANDO OS ASPECTOS QUE DEFINEM ESSA EXPOSIÇÃO E OS IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. A PESQUISA DEFINE-SE COMO DE NATUREZA QUALITATIVA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, BASEADA NA REVISÃO SISTÊMICA DA LITERATURA. O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA SOCIEDADE E O CRESCENTE AVANÇO TECNOLÓGICO TROUXERAM GRANDES BENEFÍCIOS PARA HUMANIDADE, CONTUDO, ESSE AVANÇO GEROU UM ALERTA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E NA MUDANÇA DOS HÁBITOS FRENTE A TANTOS ATRATIVOS QUE A TECNOLOGIA DISPÕE. O DISCURSO INFANTIL É ATRAVESSADO ATUALMENTE POR NOVAS TECNOLOGIAS, E DESSA MANEIRA, OBSERVA-SE NAS CRIANÇAS UMA GRANDE DIFICULDADE DE FANTASIAR EM FUNÇÃO DA DIFICULDADE DE SIMBOLIZAR. A MÍDIA TELEVISIVA NO CONTEXTO ATUAL É UMA DAS TECNOLOGIAS MAIS ACESSÍVEIS E USADAS PELAS CRIANÇAS E GRANDE INFLUENCIADORA DOS HÁBITOS INFANTIS. ASSIM, TORNA-SE ESSENCIAL O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E AÇÕES QUE PROPONHAM A MEDIAÇÃO DO USO DAS MÍDIAS TELEVISIVAS, ORIENTANDO SOBRE OS IMPACTOS QUE ESTA PODE OCASIONAR NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO INDIVÍDUO, PRINCIPALMENTE NAS FASES INICIAIS DA VIDA.