ESSA PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO T?CNICO DA P?S-GRADUA??O EM GEST?O DE ORGANIZA??ES P?BLICAS, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN?- UFPR. O OBJETIVO DESSE TRABALHO ? IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE COMP?EM A CULTURA ORGANIZACIONAL NA EDUCA??O DA REDE P?BLICA DE BLUMENAU, A PARTIR DAS FALAS DAS EDUCADORAS. PARA TANTO, FOI REALIZADO UMA AN?LISE, AP?S A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO, COM O INTUITO DE IDENTIFICAR A CULTURA ORGANIZACIONAL DESSES ESPA?OS. ESSA PESQUISA ? UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES QUE J? EST?O INSERIDOS NA REDE P?BLICA, POIS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE SER UM ESPA?O SEM MUDAN?AS, MAS TAMB?M ESTAR SUJEITO A MUDAN?AS CONFORME AS MODIFICA??ES DA SOCIEDADE E PROFISSIONAIS QUE EST?O INSERIDOS E V?O ADENTRAR NESSES AMBIENTES. OS AUTORES UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO FORAM BERGUE (2010) DISCUTE SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL, LIB?NEO (1998) SOBRE EDUCA??O EM ASPECTOS DE FORMA??O HUMANA, N?VOA (1999) SOBRE FORMA??ES DE PROFESSORES, AL?M DE OUTRAS BASES TE?RICAS PARA FUNDAMENTAR ESSA PESQUISA. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE OS PROFISSIONAIS NECESSITAM DE DI?LOGO PARA MELHORAR AS RELA??ES INTERPESSOAIS, A RELA??O COM A GEST?O E ASSIM AMPLIANDO PARA O CONHECIMENTO DO PERFIL DA INSTITUI??O, TRANSFORMANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL SEMPRE EM UM MODELO QUE EVOLUI COM O PASSAR DOS ANOS E MELHORA A QUALIDADE DA EDUCA??O, DO TRABALHO E ASSIM MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA.