O PRESENTE TRABALHO ABORDA O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA À INCLUSÃO ESCOLAR, PORTANTO EXPÕE-SE COMO A POSSIBILIDADE DE UNIR CONHECIMENTO DE DIFERENTES ÁREAS TAL COMO PROFESSORA DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE BENEFICIAR TANTO ALUNOS NEUROTÍPICOS QUANTO ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM REFLETIR O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OPTOU-SE POR UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, QUALITATIVO E DESCRITIVO COMO FORMA DE ATINGI-LO. PARA A BASE TEÓRICA, APOIOU-SE EM AUTORES COMO MENDES (2020), ZERBATO (2014) E CAPELLINE (2019). INDICOU-SE QUE ALÉM DE SER NECESSÁRIO MAIS ESTUDOS SOBRE O TEMA, É UMA ESTRATÉGIA QUE NECESSITA DE MAIS FINANCIAMENTO DEVIDO À NECESSIDADE DA PRESENÇA DA PROFESSORA DE SALA REGULAR E A DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MESMA CLASSE. PORÉM, O ENSINO COLABORATIVO JÁ SE MOSTRA COMO UMA ESTRATÉGIA PROMISSORA PARA QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SEJA EFETIVA E DE QUALIDADE.