O CUIDADOR ESCOLAR TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA, INTELECTUAL E/OU TRANSTORNO ESPECÍFICO, POIS O AUXILIA NAS ATIVIDADES DE ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E LOCOMOÇÃO E ATUA EM TODAS AS ATIVIDADES ESCOLARES NAS QUAIS SE FIZER NECESSÁRIA A SUA PRESENÇA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER O ENTENDIMENTO QUE OS CUIDADORES ESCOLARES TÊM ACERCA DO QUE SEJA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS VERIFICAR SE O CUIDADOR ESCOLAR SABE QUAL O SEU PAPEL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INVESTIGAR ACERCA DA CAPACITAÇÃO DOS CUIDADORES ESCOLARES QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MÉTODO NÃO EXPERIMENTAL, REALIZADA COM DEZ CUIDADORES ESCOLARES. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VIRTUAIS E ANALISADOS CONSIDERANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). OS RESULTADOS APONTARAM QUE MUITOS DOS PARTICIPANTES NÃO COMPREENDEM O QUE É UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NÃO SABEM QUAL O SEU PAPEL DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E NEM SE SENTEM CAPACITADOS PARA ATUAREM COMO CUIDADORES ESCOLARES. TORNA-SE BASILAR ANALISAR AS REFERIDAS CONSIDERAÇÕES, TENDO EM VISTA QUE ESTA FUNÇÃO TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POIS TAIS PROFISSIONAIS SÃO PONTES NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE ENSINO EQUITATIVO