ANÁLISE DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67938 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 587 "inscrito_id" => 4944 "titulo" => "ANÁLISE DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA É CONSIDERADA UM CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL PARA A HUMANIZAÇÃO DA CIÊNCIA, BEM COMO PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL, PASSANDO A ASSUMIR O ELO CAPAZ DE CONECTAR CIÊNCIA E SOCIEDADE. É NOTÁVEL QUE POR MUITO TEMPO O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM SE MOSTRADO INSATISFATÓRIO E APRESENTADO UMA DIVERSIDADE DE PROBLEMAS, OS QUAIS FAZEM COM QUE A APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA TENHA SE APRESENTADO POUCO SIGNIFICATIVA. DIANTE DESTE PROBLEMA, VÁRIOS ESTUDOS TEM SIDO DESENVOLVIDOS NO QUE SE REFERE A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO, VISTO QUE A UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS PODEM ATUAR DE FORMA BASTANTE SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO. NESTE CONTEXTO, ESTA PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO AVERIGUAR E DISCUTIR A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NO PERÍODO 2010-2015, AS QUAIS ESTÃO PRESENTES NO CADERNO DE QUESTÕES CORRESPONDENTES A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. PARA ISTO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, PAUTADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM NO PERÍODO DE 2010 A 2015. DIANTE DA PESQUISA REALIZADA PODE-SE PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ASSUNTOS ABORDADOS É REFERENTE A TEMAS ATUAIS, LEVANDO A CRER QUE SEJA ESSE O MOTIVO DOS FATOS HISTÓRICOS SEREM ESQUECIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, AVALIAÇÕES, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4944_18082020103202.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSE C O SANTOS" "autor_email" => "zecarlosufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67938 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 587 "inscrito_id" => 4944 "titulo" => "ANÁLISE DA PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA É CONSIDERADA UM CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL PARA A HUMANIZAÇÃO DA CIÊNCIA, BEM COMO PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL, PASSANDO A ASSUMIR O ELO CAPAZ DE CONECTAR CIÊNCIA E SOCIEDADE. É NOTÁVEL QUE POR MUITO TEMPO O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM SE MOSTRADO INSATISFATÓRIO E APRESENTADO UMA DIVERSIDADE DE PROBLEMAS, OS QUAIS FAZEM COM QUE A APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA TENHA SE APRESENTADO POUCO SIGNIFICATIVA. DIANTE DESTE PROBLEMA, VÁRIOS ESTUDOS TEM SIDO DESENVOLVIDOS NO QUE SE REFERE A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO, VISTO QUE A UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS PODEM ATUAR DE FORMA BASTANTE SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO. NESTE CONTEXTO, ESTA PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO AVERIGUAR E DISCUTIR A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NO PERÍODO 2010-2015, AS QUAIS ESTÃO PRESENTES NO CADERNO DE QUESTÕES CORRESPONDENTES A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. PARA ISTO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, PAUTADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEM NO PERÍODO DE 2010 A 2015. DIANTE DA PESQUISA REALIZADA PODE-SE PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ASSUNTOS ABORDADOS É REFERENTE A TEMAS ATUAIS, LEVANDO A CRER QUE SEJA ESSE O MOTIVO DOS FATOS HISTÓRICOS SEREM ESQUECIDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, AVALIAÇÕES, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4944_18082020103202.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSE C O SANTOS" "autor_email" => "zecarlosufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }