O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É ANALISAR O DIÁLOGO INTERCULTURAL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SALIENTANDO SOBRE O QUE E ONDE ESTÁ SENDO PESQUISADA, NOS ESTUDOS PRESENTES NOS BANCOS DE TESES DA CAPES E DO SCIELO. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E NAS PUBLICAÇÕES OBTIDAS NOS BANCOS DE DADOS, À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011). CONCLUÍMOS QUE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BANCO DE TESES DA CAPES HÁ UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PRODUÇÕES QUE ABORDAM CONJUNTAMENTE O DIÁLOGO INTERCULTURAL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. DESSA PRODUÇÃO, OBSERVOU-SE 54% DAS PESQUISAS QUE TRATAM DESSA TEMÁTICA DE FORMA GENÉRICA E 46% A CONSIDERAM EM UMA DISCUSSÃO MAIS ESPECÍFICA SOBRE OUTROS TEMAS: COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM O CURRÍCULO, COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DENTRE OUTRAS. NA BASE DE DADOS SCIELO, FOI ENCONTRADO UM ÚNICO DOCUMENTO, QUE ENFATIZAVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PORTANTO, ESSE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO INDICA QUE A ASSOCIAÇÃO ENTRE O DIÁLOGO INTERCULTURAL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES É PROBLEMÁTICA ATUAL NA EDUCAÇÃO DO BRASIL, EMBORA ESSA VISIBILIDADE AINDA SEJA DISCRETA EM BASES DE DADOS COMO A SCIELO.