ESTE ARTIGO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATUAIS NUANCES DO TRABALHO COM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO, APÓS O QUE PRECONIZA AS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA BNCC. PARTE-SE DAS CONCEPÇÕES SOCIOINTERACIONISTAS SOBRE O ATO DE LER E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA. BUSCA-SE APOIO TEÓRICO PARA ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA COMO EXPLORAÇÃO DO PENSAMENTO NA INVESTIGAÇÃO E NA DESCOBERTA DOS POSSÍVEIS. NESSA VERTENTE, A PROPOSTA DE LEITURAS LITERÁRIAS CORRESPONDE À ABORDAGEM DA COMPREENSÃO E DA REFLEXÃO SOBRE OS DRAMAS HUMANOS, NUMA PERSPECTIVA DE VERDADEIRA VIVÊNCIA COM O TEXTO. TAL CHAVE DE LEITURA INTEGRA O CARÁTER HUMANIZADOR DO LITERÁRIO. PARA TANTO, DEFENDE-SE UM PROCESSO CUIDADOSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA, LONGE DOS PADRÕES TRADICIONALMENTE CRISTALIZADOS AO LONGO DO TEMPO. BUSCA-SE, ENTÃO, PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE O PORQUÊ DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO, APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC, AINDA MANTER PRÁTICAS QUE PRIVILEGIAM A HISTORICIDADE, A FRAGMENTAÇÃO E/OU A UTILIZAÇÃO DE SIMULACROS NO LUGAR DOS TEXTOS EM SUA ÍNTEGRA.