ESTE ARTIGO BUSCA INVESTIGAR SE A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PODEM AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, ASSIM, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FEZ-SE BUSCAMOS INVESTIGAR COMO O USO DA LEITURA PODE CONTRIBUIR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE A INTERPRETAÇÃO TRAZ NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 20 SUJEITOS DA REDE MUNICIPAL NA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE IRECÊ-BAHIA. UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE INVESTIGAÇÃO, TENDO COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO UMA PESQUISA DE CAMPO E COMO INSTRUMENTO UM QUESTIONÁRIO. FORAM APRESENTADOS OS SEGUINTES RESULTADOS: DESENVOLVER PRÁTICAS COLETIVAS PARA UMA MELHOR FORMA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS; INTEGRAR A PROFESSOR E ESTUDANTE PARA NÃO SÓ PROMOVER A PERMANÊNCIA DOS SUJEITOS DA EJA, MAS, TAMBÉM O SUCESSO ESCOLAR EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES; DESENVOLVER TRABALHO PARA A LEITURA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. CONCLUÍMOS O TRABALHO DE MODO REFLEXIVO SOBRE A EFETIVAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA EJA E SUA APLICABILIDADE.