UM DOS GRANDES DEBATES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É COMO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES A VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ALÉM DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. FAZER O ESTUDANTE ESTAR INSERIDO NA ROTINA ESCOLAR É PERMITI-LO NÃO LEVAR APENAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO DA PRÁTICA, MAS DE COMPREENDÊ-LOS, REFORMULÁ-LOS E PRATICÁ-LOS PENSANDO NA REALIDADE QUE SERÁ VIVIDA POR ESTE FUTURO PROFESSOR. DESTA FORMA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) APROXIMA OS LICENCIANDOS DA ESCOLA, BEM COMO COLABORA COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTA VERTENTE, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB, CAMPUS II, SOB O OLHAR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA RÉGUA MÁGICA – APRENDENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. PARA O PRESENTE TRABALHO, TIVEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AUTORES COMO: SANTOS E TARCIELLE (2017), SILVEIRA (2017), AMARAL (2019), DENTRE OUTROS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO ACONTECERAM REUNIÕES FORMATIVAS SEMANAIS PARA ANÁLISES, REFLEXÕES, ESTUDOS, ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, CONTEXTUALIZADAS, LÚDICAS E CRÍTICAS ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS NOS COLÉGIOS. O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU BENEFÍCIOS PARA A TURMA, A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA CONSTRUTIVA, LÚDICA E COM PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SOBRETUDO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. PORTANTO, O PIBID OPORTUNIZOU UM MOMENTO ÍMPAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SUPRACITADOS, TORNANDO-SE UM PROGRAMA IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA AS ESCOLAS PARTICIPANTES.