Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DA MATEMÁTICA, NÚMEROS INTEIROS, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAL CONCRETO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69144
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2520
    "inscrito_id" => 6326
    "titulo" => "O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS"
    "resumo" => "UM DOS GRANDES DEBATES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É COMO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES A VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ALÉM DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. FAZER O ESTUDANTE ESTAR INSERIDO NA ROTINA ESCOLAR É PERMITI-LO NÃO LEVAR APENAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO DA PRÁTICA, MAS DE COMPREENDÊ-LOS, REFORMULÁ-LOS E PRATICÁ-LOS PENSANDO NA REALIDADE QUE SERÁ VIVIDA POR ESTE FUTURO PROFESSOR. DESTA FORMA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) APROXIMA OS LICENCIANDOS DA ESCOLA, BEM COMO COLABORA COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTA VERTENTE, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB, CAMPUS II, SOB O OLHAR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA RÉGUA MÁGICA – APRENDENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. PARA O PRESENTE TRABALHO, TIVEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AUTORES COMO: SANTOS E TARCIELLE (2017), SILVEIRA (2017), AMARAL (2019), DENTRE OUTROS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO ACONTECERAM REUNIÕES FORMATIVAS SEMANAIS PARA ANÁLISES, REFLEXÕES, ESTUDOS, ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, CONTEXTUALIZADAS, LÚDICAS E CRÍTICAS ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS NOS COLÉGIOS. O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU BENEFÍCIOS PARA A TURMA, A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA CONSTRUTIVA, LÚDICA E COM PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SOBRETUDO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. PORTANTO, O PIBID OPORTUNIZOU UM MOMENTO ÍMPAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SUPRACITADOS, TORNANDO-SE UM PROGRAMA IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA AS ESCOLAS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DA MATEMÁTICA, NÚMEROS INTEIROS, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAL CONCRETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6326_01102020160534.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL FLORENCIO"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69144
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2520
    "inscrito_id" => 6326
    "titulo" => "O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS"
    "resumo" => "UM DOS GRANDES DEBATES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É COMO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES A VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ALÉM DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. FAZER O ESTUDANTE ESTAR INSERIDO NA ROTINA ESCOLAR É PERMITI-LO NÃO LEVAR APENAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO DA PRÁTICA, MAS DE COMPREENDÊ-LOS, REFORMULÁ-LOS E PRATICÁ-LOS PENSANDO NA REALIDADE QUE SERÁ VIVIDA POR ESTE FUTURO PROFESSOR. DESTA FORMA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) APROXIMA OS LICENCIANDOS DA ESCOLA, BEM COMO COLABORA COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTA VERTENTE, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB, CAMPUS II, SOB O OLHAR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA RÉGUA MÁGICA – APRENDENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. PARA O PRESENTE TRABALHO, TIVEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AUTORES COMO: SANTOS E TARCIELLE (2017), SILVEIRA (2017), AMARAL (2019), DENTRE OUTROS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO ACONTECERAM REUNIÕES FORMATIVAS SEMANAIS PARA ANÁLISES, REFLEXÕES, ESTUDOS, ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, CONTEXTUALIZADAS, LÚDICAS E CRÍTICAS ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS NOS COLÉGIOS. O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU BENEFÍCIOS PARA A TURMA, A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA CONSTRUTIVA, LÚDICA E COM PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SOBRETUDO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. PORTANTO, O PIBID OPORTUNIZOU UM MOMENTO ÍMPAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SUPRACITADOS, TORNANDO-SE UM PROGRAMA IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA AS ESCOLAS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DA MATEMÁTICA, NÚMEROS INTEIROS, FORMAÇÃO DOCENTE, MATERIAL CONCRETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6326_01102020160534.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL FLORENCIO"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

UM DOS GRANDES DEBATES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É COMO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES A VIVÊNCIA PRÁTICA PARA ALÉM DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS. FAZER O ESTUDANTE ESTAR INSERIDO NA ROTINA ESCOLAR É PERMITI-LO NÃO LEVAR APENAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AO CAMPO DA PRÁTICA, MAS DE COMPREENDÊ-LOS, REFORMULÁ-LOS E PRATICÁ-LOS PENSANDO NA REALIDADE QUE SERÁ VIVIDA POR ESTE FUTURO PROFESSOR. DESTA FORMA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) APROXIMA OS LICENCIANDOS DA ESCOLA, BEM COMO COLABORA COM MELHORIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTA VERTENTE, OBJETIVAMOS SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB, CAMPUS II, SOB O OLHAR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA RÉGUA MÁGICA – APRENDENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. PARA O PRESENTE TRABALHO, TIVEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AUTORES COMO: SANTOS E TARCIELLE (2017), SILVEIRA (2017), AMARAL (2019), DENTRE OUTROS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO ACONTECERAM REUNIÕES FORMATIVAS SEMANAIS PARA ANÁLISES, REFLEXÕES, ESTUDOS, ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, CONTEXTUALIZADAS, LÚDICAS E CRÍTICAS ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS NOS COLÉGIOS. O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEMONSTROU BENEFÍCIOS PARA A TURMA, A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA CONSTRUTIVA, LÚDICA E COM PROTAGONISMO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E NA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SOBRETUDO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. PORTANTO, O PIBID OPORTUNIZOU UM MOMENTO ÍMPAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SUPRACITADOS, TORNANDO-SE UM PROGRAMA IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA AS ESCOLAS PARTICIPANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.