A PRESENTE PESQUISA FOI INICIADA COM BASE NO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE PROCEDE O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO CIVIL DE ACOLHIMENTO/APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PROPOSTAS E VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC), COM ÊNFASE NAS METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, ATENTANDO PARA QUESTÕES CURRICULARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARA FOMENTAR AS ANÁLISES E DISCUSSÕES, UTILIZOU-SE COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FONSECA (2008, 2015), FONTES (2005, 2008), MATOS E MUGIATTI (2012), ENTRE OUTROS, AS QUAIS REFLETEM SOBRE TEMAS REFERENTES AO ENSINO NO MEIO HOSPITALAR, PERPASSANDO TEMAS COMO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NESSE AMBIENTE, MODELOS METODOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS, IMPORTÂNCIA PSICOSSOCIAL E LEGAL DESSE ATENDIMENTO. METODOLOGICAMENTE, O PESQUISADOR SE POSICIONOU COMO UM OBSERVADOR, COM O MÍNIMO DE INTERVENÇÃO POSSÍVEL, SEMELHANTE A UM ESTÁGIO CURRICULAR DE OBSERVAÇÃO. FOI ESTABELECIDO UM NÚMERO FIXO DE VISITAS À INSTITUIÇÃO, DURANTE AS QUAIS PUDEMOS PRESENCIAR A ATUAÇÃO DAS DUAS DOCENTES ALOCADAS NO NACC, ATENTANDO PARA SUAS METODOLOGIAS E INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS/ADOLESCENTES PRESENTES NA SALA DE AULA. OS DADOS E CONVERSAS INFORMAIS FORAM REGISTRADAS EM UM CADERNO DE CAMPO, O QUAL FOI CONSULTADO DURANTE A ESCRITA DESTE TRABALHO. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS E MÉTODOS EMPREGADOS DIFICILMENTE CONTRIBUEM DE MANEIRA OTIMIZADA PARA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS, O QUE NOS ATENTA À NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL VIVENCIADO NAQUELE AMBIENTE.