Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR PARA TODOS, EDUCAR PARA A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS A PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTOJUVENIS NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR, HOSPITALIZAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68481
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 3662
    "titulo" => "EDUCAR PARA TODOS, EDUCAR PARA A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS A PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTOJUVENIS NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC)"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI INICIADA COM BASE NO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE PROCEDE O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO CIVIL DE ACOLHIMENTO/APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PROPOSTAS E VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC), COM ÊNFASE NAS METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, ATENTANDO PARA QUESTÕES CURRICULARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARA FOMENTAR AS ANÁLISES E DISCUSSÕES, UTILIZOU-SE COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FONSECA (2008, 2015), FONTES (2005, 2008), MATOS E MUGIATTI (2012), ENTRE OUTROS, AS QUAIS REFLETEM SOBRE TEMAS REFERENTES AO ENSINO NO MEIO HOSPITALAR, PERPASSANDO TEMAS COMO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NESSE AMBIENTE, MODELOS METODOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS, IMPORTÂNCIA PSICOSSOCIAL E LEGAL DESSE ATENDIMENTO. METODOLOGICAMENTE, O PESQUISADOR SE POSICIONOU COMO UM OBSERVADOR, COM O MÍNIMO DE INTERVENÇÃO POSSÍVEL, SEMELHANTE A UM ESTÁGIO CURRICULAR DE OBSERVAÇÃO. FOI ESTABELECIDO UM NÚMERO FIXO DE VISITAS À INSTITUIÇÃO, DURANTE AS QUAIS PUDEMOS PRESENCIAR A ATUAÇÃO DAS DUAS DOCENTES ALOCADAS NO NACC, ATENTANDO PARA SUAS METODOLOGIAS E INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS/ADOLESCENTES PRESENTES NA SALA DE AULA. OS DADOS E CONVERSAS INFORMAIS FORAM REGISTRADAS EM UM CADERNO DE CAMPO, O QUAL FOI CONSULTADO DURANTE A ESCRITA DESTE TRABALHO. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS E MÉTODOS EMPREGADOS DIFICILMENTE CONTRIBUEM DE MANEIRA OTIMIZADA PARA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS, O QUE NOS ATENTA À NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL VIVENCIADO NAQUELE AMBIENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR, HOSPITALIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3662_24082020112253.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS BASTOS DE PAULA CAVALCANTE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BASTOS"
    "autor_email" => "lucasbastossilva@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68481
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 3662
    "titulo" => "EDUCAR PARA TODOS, EDUCAR PARA A VIDA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS A PACIENTES ONCOLÓGICOS INFANTOJUVENIS NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC)"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA FOI INICIADA COM BASE NO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE PROCEDE O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO CIVIL DE ACOLHIMENTO/APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PROPOSTAS E VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC), COM ÊNFASE NAS METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, ATENTANDO PARA QUESTÕES CURRICULARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARA FOMENTAR AS ANÁLISES E DISCUSSÕES, UTILIZOU-SE COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FONSECA (2008, 2015), FONTES (2005, 2008), MATOS E MUGIATTI (2012), ENTRE OUTROS, AS QUAIS REFLETEM SOBRE TEMAS REFERENTES AO ENSINO NO MEIO HOSPITALAR, PERPASSANDO TEMAS COMO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NESSE AMBIENTE, MODELOS METODOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS, IMPORTÂNCIA PSICOSSOCIAL E LEGAL DESSE ATENDIMENTO. METODOLOGICAMENTE, O PESQUISADOR SE POSICIONOU COMO UM OBSERVADOR, COM O MÍNIMO DE INTERVENÇÃO POSSÍVEL, SEMELHANTE A UM ESTÁGIO CURRICULAR DE OBSERVAÇÃO. FOI ESTABELECIDO UM NÚMERO FIXO DE VISITAS À INSTITUIÇÃO, DURANTE AS QUAIS PUDEMOS PRESENCIAR A ATUAÇÃO DAS DUAS DOCENTES ALOCADAS NO NACC, ATENTANDO PARA SUAS METODOLOGIAS E INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS/ADOLESCENTES PRESENTES NA SALA DE AULA. OS DADOS E CONVERSAS INFORMAIS FORAM REGISTRADAS EM UM CADERNO DE CAMPO, O QUAL FOI CONSULTADO DURANTE A ESCRITA DESTE TRABALHO. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS E MÉTODOS EMPREGADOS DIFICILMENTE CONTRIBUEM DE MANEIRA OTIMIZADA PARA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS, O QUE NOS ATENTA À NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL VIVENCIADO NAQUELE AMBIENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR, HOSPITALIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3662_24082020112253.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS BASTOS DE PAULA CAVALCANTE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BASTOS"
    "autor_email" => "lucasbastossilva@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA FOI INICIADA COM BASE NO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE PROCEDE O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO CIVIL DE ACOLHIMENTO/APOIO A CRIANÇAS COM CÂNCER? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PROPOSTAS E VIVENCIADAS POR DOCENTES E DISCENTES NO NÚCLEO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER (NACC), COM ÊNFASE NAS METODOLOGIAS E MATERIAIS UTILIZADOS, ATENTANDO PARA QUESTÕES CURRICULARES E DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARA FOMENTAR AS ANÁLISES E DISCUSSÕES, UTILIZOU-SE COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FONSECA (2008, 2015), FONTES (2005, 2008), MATOS E MUGIATTI (2012), ENTRE OUTROS, AS QUAIS REFLETEM SOBRE TEMAS REFERENTES AO ENSINO NO MEIO HOSPITALAR, PERPASSANDO TEMAS COMO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NESSE AMBIENTE, MODELOS METODOLÓGICOS A SEREM UTILIZADOS, IMPORTÂNCIA PSICOSSOCIAL E LEGAL DESSE ATENDIMENTO. METODOLOGICAMENTE, O PESQUISADOR SE POSICIONOU COMO UM OBSERVADOR, COM O MÍNIMO DE INTERVENÇÃO POSSÍVEL, SEMELHANTE A UM ESTÁGIO CURRICULAR DE OBSERVAÇÃO. FOI ESTABELECIDO UM NÚMERO FIXO DE VISITAS À INSTITUIÇÃO, DURANTE AS QUAIS PUDEMOS PRESENCIAR A ATUAÇÃO DAS DUAS DOCENTES ALOCADAS NO NACC, ATENTANDO PARA SUAS METODOLOGIAS E INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS/ADOLESCENTES PRESENTES NA SALA DE AULA. OS DADOS E CONVERSAS INFORMAIS FORAM REGISTRADAS EM UM CADERNO DE CAMPO, O QUAL FOI CONSULTADO DURANTE A ESCRITA DESTE TRABALHO. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS E MÉTODOS EMPREGADOS DIFICILMENTE CONTRIBUEM DE MANEIRA OTIMIZADA PARA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS, O QUE NOS ATENTA À NECESSIDADE DE REFORMULAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL VIVENCIADO NAQUELE AMBIENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.