Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS

Palavra-chaves: CIDADANIA, GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÉTICA, ÉTICA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67669
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2917
    "inscrito_id" => 6080
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO EM ÉTICA E CIDADANIA NOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, E O QUÃO EFICAZ ESSA FORMAÇÃO PODE SER NO INTUITO DE INSERIR TAIS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONSIDERANDO-SE QUE O ENSINO SUPERIOR CADA VEZ MAIS SE VOLTA A UMA FORMAÇÃO AMPLA DO PROFISSIONAL, UMA APRENDIZAGEM QUE ENGLOBE O ENSINO DE ÉTICA E CIDADANIA, AINDA QUE DE MODO TRANSVERSAL, SURGE COMO ELEMENTO EMBASADOR PARA UMA PRÁTICA DOCENTE VALORATIVA QUE AUXILIARÁ SOBREMANEIRA A ATUAÇÃO DESSES FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES. PARA EMBASAR NOSSO PONTO DE VISTA, NOS UTILIZAREMOS DOS ESTUDOS DE CAVALCANTI (2012) E VÁSQUEZ (2011), OS QUAIS NOS SUBSIDIARÃO NOS ESTUDOS DA ÉTICA E DA ÉTICA PROFISSIONAL. ALÉM DESTES, TAMBÉM EXPLICITAREMOS COMO AS PESQUISAS VÊM DEMONSTRANDO A RELEVÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE IRÃO COMPOR ESSE AMBIENTE. PARA TANTO, NOS UTILIZAREMOS DE AUTORES TAIS COMO FREIRE (2006), PEREIRA (2006) E SCHUTZ (2010). EM SÍNTESE, PRETENDE-SE NESSE ARTIGO DEBATER A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS ADEQUADA FRENTE ÀS NOVAS PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DAS TEMÁTICAS RELACIONADAS À ÉTICA E CIDADANIA NAS ESCOLAS. AO REFLETIR SOBRE A INSERÇÃO DE UMA TEMÁTICA TÃO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR UMA FORMAÇÃO AMPLA QUE VENHA A AGREGAR VALOR ÀS NOSSAS ESCOLAS E À EDUCAÇÃO COMO UM TODO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CIDADANIA, GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÉTICA, ÉTICA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6080_02102020001311.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICELLE FERNANDES QUEIROZ TINTIN"
    "autor_nome_curto" => "RICELLE FERNANDES"
    "autor_email" => "ricellefernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => "5f4c6614be40c_30082020_235308.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67669
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2917
    "inscrito_id" => 6080
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO EM ÉTICA E CIDADANIA NOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, E O QUÃO EFICAZ ESSA FORMAÇÃO PODE SER NO INTUITO DE INSERIR TAIS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONSIDERANDO-SE QUE O ENSINO SUPERIOR CADA VEZ MAIS SE VOLTA A UMA FORMAÇÃO AMPLA DO PROFISSIONAL, UMA APRENDIZAGEM QUE ENGLOBE O ENSINO DE ÉTICA E CIDADANIA, AINDA QUE DE MODO TRANSVERSAL, SURGE COMO ELEMENTO EMBASADOR PARA UMA PRÁTICA DOCENTE VALORATIVA QUE AUXILIARÁ SOBREMANEIRA A ATUAÇÃO DESSES FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES. PARA EMBASAR NOSSO PONTO DE VISTA, NOS UTILIZAREMOS DOS ESTUDOS DE CAVALCANTI (2012) E VÁSQUEZ (2011), OS QUAIS NOS SUBSIDIARÃO NOS ESTUDOS DA ÉTICA E DA ÉTICA PROFISSIONAL. ALÉM DESTES, TAMBÉM EXPLICITAREMOS COMO AS PESQUISAS VÊM DEMONSTRANDO A RELEVÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE IRÃO COMPOR ESSE AMBIENTE. PARA TANTO, NOS UTILIZAREMOS DE AUTORES TAIS COMO FREIRE (2006), PEREIRA (2006) E SCHUTZ (2010). EM SÍNTESE, PRETENDE-SE NESSE ARTIGO DEBATER A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS ADEQUADA FRENTE ÀS NOVAS PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DAS TEMÁTICAS RELACIONADAS À ÉTICA E CIDADANIA NAS ESCOLAS. AO REFLETIR SOBRE A INSERÇÃO DE UMA TEMÁTICA TÃO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR UMA FORMAÇÃO AMPLA QUE VENHA A AGREGAR VALOR ÀS NOSSAS ESCOLAS E À EDUCAÇÃO COMO UM TODO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CIDADANIA, GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÉTICA, ÉTICA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6080_02102020001311.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICELLE FERNANDES QUEIROZ TINTIN"
    "autor_nome_curto" => "RICELLE FERNANDES"
    "autor_email" => "ricellefernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => "5f4c6614be40c_30082020_235308.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO EM ÉTICA E CIDADANIA NOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, E O QUÃO EFICAZ ESSA FORMAÇÃO PODE SER NO INTUITO DE INSERIR TAIS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONSIDERANDO-SE QUE O ENSINO SUPERIOR CADA VEZ MAIS SE VOLTA A UMA FORMAÇÃO AMPLA DO PROFISSIONAL, UMA APRENDIZAGEM QUE ENGLOBE O ENSINO DE ÉTICA E CIDADANIA, AINDA QUE DE MODO TRANSVERSAL, SURGE COMO ELEMENTO EMBASADOR PARA UMA PRÁTICA DOCENTE VALORATIVA QUE AUXILIARÁ SOBREMANEIRA A ATUAÇÃO DESSES FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES. PARA EMBASAR NOSSO PONTO DE VISTA, NOS UTILIZAREMOS DOS ESTUDOS DE CAVALCANTI (2012) E VÁSQUEZ (2011), OS QUAIS NOS SUBSIDIARÃO NOS ESTUDOS DA ÉTICA E DA ÉTICA PROFISSIONAL. ALÉM DESTES, TAMBÉM EXPLICITAREMOS COMO AS PESQUISAS VÊM DEMONSTRANDO A RELEVÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE IRÃO COMPOR ESSE AMBIENTE. PARA TANTO, NOS UTILIZAREMOS DE AUTORES TAIS COMO FREIRE (2006), PEREIRA (2006) E SCHUTZ (2010). EM SÍNTESE, PRETENDE-SE NESSE ARTIGO DEBATER A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS ADEQUADA FRENTE ÀS NOVAS PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DAS TEMÁTICAS RELACIONADAS À ÉTICA E CIDADANIA NAS ESCOLAS. AO REFLETIR SOBRE A INSERÇÃO DE UMA TEMÁTICA TÃO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR UMA FORMAÇÃO AMPLA QUE VENHA A AGREGAR VALOR ÀS NOSSAS ESCOLAS E À EDUCAÇÃO COMO UM TODO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.