ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO EM ÉTICA E CIDADANIA NOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, E O QUÃO EFICAZ ESSA FORMAÇÃO PODE SER NO INTUITO DE INSERIR TAIS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONSIDERANDO-SE QUE O ENSINO SUPERIOR CADA VEZ MAIS SE VOLTA A UMA FORMAÇÃO AMPLA DO PROFISSIONAL, UMA APRENDIZAGEM QUE ENGLOBE O ENSINO DE ÉTICA E CIDADANIA, AINDA QUE DE MODO TRANSVERSAL, SURGE COMO ELEMENTO EMBASADOR PARA UMA PRÁTICA DOCENTE VALORATIVA QUE AUXILIARÁ SOBREMANEIRA A ATUAÇÃO DESSES FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES. PARA EMBASAR NOSSO PONTO DE VISTA, NOS UTILIZAREMOS DOS ESTUDOS DE CAVALCANTI (2012) E VÁSQUEZ (2011), OS QUAIS NOS SUBSIDIARÃO NOS ESTUDOS DA ÉTICA E DA ÉTICA PROFISSIONAL. ALÉM DESTES, TAMBÉM EXPLICITAREMOS COMO AS PESQUISAS VÊM DEMONSTRANDO A RELEVÂNCIA DA ÉTICA E DA CIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE IRÃO COMPOR ESSE AMBIENTE. PARA TANTO, NOS UTILIZAREMOS DE AUTORES TAIS COMO FREIRE (2006), PEREIRA (2006) E SCHUTZ (2010). EM SÍNTESE, PRETENDE-SE NESSE ARTIGO DEBATER A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS ADEQUADA FRENTE ÀS NOVAS PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DAS TEMÁTICAS RELACIONADAS À ÉTICA E CIDADANIA NAS ESCOLAS. AO REFLETIR SOBRE A INSERÇÃO DE UMA TEMÁTICA TÃO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR UMA FORMAÇÃO AMPLA QUE VENHA A AGREGAR VALOR ÀS NOSSAS ESCOLAS E À EDUCAÇÃO COMO UM TODO.