A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL É PARTE DO PROCESSO EDUCATIVO. EM UMA PERSPECTIVA FORMATIVA, DEVE SER CONTÍNUA E PROCESSUAL. NÃO SENDO UTILIZADA SOMENTE DE FORMA PONTUAL E/OU AO FINAL DO PROCESSO COMO FORMA DE APROVAR, ATRIBUIR NOTAS E CLASSIFICAR OS ESTUDANTES. NESSE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU ANALISAR COMO OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PODEM A PARTIR DA AVALIAÇÃO FORMATIVA BENEFICIAR OS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, TEVE COMO PROCEDIMENTOS: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, OBSERVAÇÃO DE UMA TURMA E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM A PROFESSORA REGENTE. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE EM CHUEIRI (2008), LIMA (2017), VILLAS BOAS (2001, 2019). OS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS AVALIATIVOS AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM UMA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. ALÉM DISSO, A PLURALIDADE DE INSTRUMENTOS PODE POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES EXPRESSAREM DE DIFERENTES FORMAS O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, A AUTOAVALIAÇÃO É ALIADA À CONSCIENTIZAÇÃO DO ESTUDANTE SOBRE SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO, PODENDO MOTIVÁ-LO A MELHORAR SEU EMPENHO ESCOLAR.