O PRESENTE ARTIGO, TEM POR OBJETIVO, COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E
PROPICIAR UMA REFLEXÃO SOBRE COMO O LÚDICO PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E ATRAVÉS DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: PRIORIZAR PROCESSOS PEDAGÓGICOS
QUE INCENTIVEM A CURIOSIDADE, A CRIATIVIDADE E O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DO ALUNO A PARTIR DE ATIVIDADES
LÚDICAS, ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA, DESENVOLVENDO ASSIM, UM PROCESSO PRAZEROSO, FRENTE ÀS QUESTÕES
DO APRENDIZADO, FRISANDO QUE O JOGO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA EDUCACIONAL, POR FORNECER ESTÍMULOS
QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO, DESTACA-SE AINDA QUE O PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, REPRESENTA UMA TAREFA DE GRANDE
RESPONSABILIDADE E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO. REALIZAMOS
ESTUDOS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICOS, VOLTADOS PARA O ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO ESPAÇO
SOCIALIZADOR E CONSTRUTOR DE NOVOS CONHECIMENTOS, DESTACANDO, ASSIM, A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA
MATEMÁTICA E DA LUDICIDADE NESTA MODALIDADE DE ENSINO. OBSERVAMOS NO DECORRER DESTA PESQUISA, QUE
DIVERSOS AUTORES DEFENDEM A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO EM SALA DE AULA COMO UM INSTRUMENTO METODOLÓGICO
PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.