ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA IMPORTANTE ETAPA DA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE TEMÁTICA DA LITERATURA NEGRA INFANTO-JUVENIL E AS LINGUAGENS DE RE-EXISTÊNCIA A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS SEUS PERSONAGENS. O TEXTO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS AUTORES/AS QUE JÁ PESQUISARAM A RESPEITO DAS OBRAS LITERÁRIAS QUE CONSTITUEM O ACERVO DO PNBE, APRESENTANDO A VISÃO DESSES PESQUISADORES, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO COM A PESQUISA ATUAL E OFERECENDO UM EMBASAMENTO TEÓRICO PARA A MESMA.
ESTE TRABALHO ADOTARÁ UMA ABORDAGEM DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE UM ESTADO DA ARTE APONTANDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE CONSTITUIRÃO A BASE PARA NOVOS ENCAMINHAMENTOS DOS ESTUDOS. O ESTUDO CONTA COM OS APORTES TEÓRICOS DE AUTORES COMO: MARIA ANÓRIA J. OLIVEIRA (2003), DANIELA GALDINO (2019), MARIA NAZARÉ M. LIMA (2015), DÉBORA CRISTINA DE ARAÚJO(2015), DÉBORA OYAOMI ARAÚJO (2019), ELIANE DEBBUS (2019), PARA DIRECIONAR OS ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO DA ESCOLA E DA LITERATURA NEGRA INFANTO-JUVENIL E SARA DA SILVA PEREIRA (2019), COMO SUPORTE AOS ESTUDOS SOBRE OS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 NO ACERVO DO PNBE. PARA DISCUTIR SOBRE LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO E, LETRAMENTO DA REEXISTÊNCIA, ANA LÚCIA SOUZA (2011). ESPERAMOS COM ESTE ESTUDO IDENTIFICARMOS OS PERCURSOS DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS INFANTO-JUVENIS AO LONGO DOS TEMPOS E ANALISARMOS OS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 NO QUE TANGE ÀS MUDANÇAS DE PARADIGMAS OBSERVADAS (OU NÃO) OBRAS PRODUZIDAS APÓS A SUA IMPLEMENTAÇÃO.