O PRESENTE ENSAIO VISA DEBATER O USO DE FONTES DENTRO DA SALA DE AULA PARA O ENSINO DE HIST?RIA BEM COMO DEMONSTRAR QUE, QUANDO UTILIZADAS, AS FONTES REFLETEM N?O SOMENTE UMA CONEX?O COM O TEMA TRABALHADO, MAS TAMB?M UMA ESCOLHA POL?TICA POR PARTE DO EDUCADOR. PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSS?ES, FOI EMPREGADO UM REFERENCIAL BIBLIOGR?FICO ESPECIALIZADO NA TEM?TICA AL?M DE DISCUSS?ES REALIZADAS NO ?MBITO DA SALA DE AULA. ARTIGOS TAIS COMO O QUE PODE O ENSINO DE HIST?RIA? SOBRE O USO DE FONTES EM SALA DE AULA (PEREIRA & SEFFNER, 2008); ENSINO DE HIST?RIA: FONTES E LINGUAGENS PARA UMA PR?TICA RENOVADA DE MEDEIROS (2005); A UTILIZA??O DE FONTES NO ENSINO DE HIST?RIA: A IMPRENSA NA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO (VALLE, ARRIADA & CLARO, 2010); CULTURA ESCOLAR: QUADRO CONCEITUAL E POSSIBILIDADES (SILVA, 2006); FORAM UTILIZADOS COMO O REFERENCIAL TE?RICO-METODOL?GICO. OS RESULTADOS E DISCUSS?O ABORDAM AS EXPERI?NCIAS PESSOAIS DA AUTORA ? O CONTEXTO DO SEU ENSINO M?DIO E DA SUA GRADUA??O EM LICENCIATURA EM HIST?RIA, BEM COMO A ESCOLHA POL?TICA NO USO DE FONTES. A HIP?TESE SOBRE A ESCOLHA POL?TICA NO USO DE FONTES SE BASEIA EM QUATRO FATORES: A FORMA??O ACAD?MICA DO DOCENTE; A CULTURA ESCOLAR NO QUAL EST? ENVOLVIDO; OS RECURSOS DISPON?VEIS E O CONTEXTO HIST?RICO NO QUAL SE REFERE. POR FIM, N?O ? PRETENS?O DE O PRESENTE ENSAIO ESGOTAR A TEM?TICA ABORDADA, MAS SIM PROVOCAR UMA REFLEX?O E FOMENTAR O DEBATE.