A AVALIAÇÃO, AO LONGO DA HISTÓRIA, VEM GANHANDO MAIS ENFOQUE NO CAMPO DA INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS, GERANDO DESAFIOS NOS ESPAÇOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E PRÁTICOS. TRATA-SE DE UM PROCESSO CONFLITUOSO, E, QUE EXIGE UM ENQUADRAMENTO DAS AÇÕES DOCENTES PARA PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E MELHORARIA DO ENSINO OFERTADO. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO, NUMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EXPLORATÓRIA, PROPÕE ANALISAR AS NECESSÁRIAS ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA ATIVIDADES REMOTAS, INCLUINDO A REFORMULAÇÃO DOS PROCESSOS AVALIATIVOS. A REINVENÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS AMPLIA A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTIMULAR E ORIENTAR OS ALUNOS. EM CONTRAPARTIDA, NO NOVO CONTEXTO, A AVALIAÇÃO NA MODALIDADE ON-LINE EXIGE ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO, RESPEITO AO COTIDIANO DOS ALUNOS, FLEXIBILIDADE NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O RITMO INDIVIDUAL DE CADA ALUNO. PORTANTO, MESMO DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DESAFIADORA E ÚNICA, EVIDENCIOU-SE QUE É POSSÍVEL EXPLORAR E CRIAR NOVAS FORMAS DE REGISTRAR, DE PLANEJAR E AVALIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.