A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NAS ESCOLAS A PARTIR DO USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 (TREZE) ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES DO IFMA- CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS E SURGIU MEDIANTE O INTERESSE DE LEVANTAR APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS, AS METODOLOGIAS USADAS E A RECEPTIVIDADE DOS DISCENTES ÀS PROPOSTAS DE ENSINO. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NO CONTEXTO DESCRITIVO, SENDO OS DADOS COLETADOS MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO MISTO ESTRUTURADO. OS RESULTADOS DA PESQUISA SINALIZAM UMA DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDEREM MATEMÁTICA, SOBRETUDO EM VIRTUDE DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, NO ENTANTO APRESENTA TAMBÉM UMA CURIOSIDADE DOS ALUNOS EM EXPLORAREM O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA POR INTERMÉDIOS DAS TICS, ESPECIFICAMENTE COM O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SUGERE DIRECIONAMENTOS PARA POSTERIORES APLICAÇÕES DO PRODUTO EDUCACIONAL EXPOSTO NESSE ARTIGO VISANDO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA.