ANALISAMOS COMO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO FACILITA A RELAÇÃO
DAS IDEIAS PRÉVIAS DOS DISCENTES COM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. PARA ISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM O
OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO A EXPERIMENTAÇÃO AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO
CONTEÚDO DE POLÍMEROS. A PESQUISA FOI APLICADA COM ALUNOS DO 9° ANO FUNDAMENTAL E DA 3ª SÉRIE MÉDIO,
EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, AMBAS LOCALIZADAS EM PAU DOS
FERROS/RN. FOI DESENVOLVIDO UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DA
MOLÉCULA PET, ALIADO AS APLICAÇÕES DE QUESTIONÁRIOS ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO E APÓS APLICAÇÃO,
JUNTAMENTE COM UMA AVALIAÇÃO FINAL. OS RESULTADOS RESSALTARAM QUE OS ALUNOS CONSTRUÍRAM UMA
APRENDIZAGEM TIDA COMO SIGNIFICATIVA, POIS O NÚMERO DE ASSOCIAÇÕES ADEQUADAS SOFRERAM POTENCIAL
AUMENTO, PRINCIPALMENTE NO SEGUNDO QUESTIONÁRIO E NAS RESPOSTAS CONSTRUÍDAS PARA A AVALIAÇÃO FINAL.