FAZER A ESCOLHA POR UM CURSO DE GRADUAÇÃO E PELA UNIVERSIDADE QUE SE DESEJA INGRESSAR NÃO É ALGO SIMPLES, POIS VÁRIOS ASPECTOS SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO E VÁRIOS FATORES PODEM INFLUENCIAR NESTA DECISÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DA ESCOLHA DE UM CURSO VOLTADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE, POIS NEM SEMPRE OS INGRESSANTES POSSUEM O CONHECIMENTO DE QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA TEM COMO FINALIDADE PRINCIPAL FORMAR PROFISSIONAIS LIGADOS À CARREIRA DOCENTE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR A IDENTIDADE DOCENTE DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE, E FAZER UMA ANÁLISE A RESPEITO DOS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A ESCOLHER O CURSO EM QUESTÃO. UM TOTAL DE 36 ESTUDANTES PARTICIPARAM, DOS 45 QUE INGRESSARAM NO CURSO NO SEMESTRE DE 2018.2, ESTES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, COMPOSTO DE 18 QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS OBTIDAS PODE-SE CONSTATAR QUE O CURSO EM QUESTÃO NÃO FOI A OPÇÃO PREFERENCIAL PARA A MAIORIA DOS DISCENTES, QUE DESEJAVAM ESTAR EM OUTROS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE COMO SENDO COMO BIOMEDICINA E ENFERMAGEM; DOS ALUNOS QUE ESCOLHERAM O CURSO COMO PRIMEIRA OPÇÃO MUITOS INFORMARAM QUE REALMENTE GOSTAM E/OU TÊM IDENTIFICAÇÃO COM A ÁREA ESCOLHIDA; APENAS 29,55% QUEREM SER PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E DO ENSINO FUNDAMENTAL, EMBORA ESTE O PRINCIPAL OBJETIVO DO CURSO DE LICENCIATURA. JÁ 15,91% MESMO FAZENDO O CURSO DE LICENCIATURA NÃO DESEJA SER PROFESSOR.