Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MODELOS DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM OBRAS AUDIOVISUAIS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: PROFISSIONALIDADE DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE, CINEMA E AUDIOVISUAL, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO PROCURA IDENTIFICAR OS MODELOS DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE ELABORADOS POR JOSÉ CONTRERAS EM FILMES CUJOS PROTAGONISTAS SÃO PROFESSORES. O TERMO PROFISSIONALIDADE DOCENTE É RELATIVAMENTE RECENTE E DIZ RESPEITO A DESEMPENHO, VALORES E INTENÇÕES QUE REGEM O PROCESSO DE ENSINAR, BEM COMO A OBJETIVOS QUE SE ALMEJA ATINGIR E DESENVOLVER NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, RELACIONANDO-SE, TAMBÉM, À AUTONOMIA PROFISSIONAL. DENTRE OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA IDENTIDADE DOCENTE, AS REPRESENTAÇÕES ELABORADAS PELA CULTURA POPULAR E VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA TÊM PAPEL FUNDAMENTAL. A REPRESENTAÇÃO DO(A) PROFISSIONAL DOCENTE EM FILMES E OUTROS PRODUTOS AUDIOVISUAIS POPULARES SOFREU SENSÍVEL MODIFICAÇÃO AO LONGO DO TEMPO, AO SABOR DAS DEMANDAS HISTÓRICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS. TODAVIA, NO GERAL ESSE PERSONAGEM FOI AMIÚDE PROJETADO COMO UMA ESPÉCIE DE HERÓI ABNEGADO, QUE COM SUA FORÇA VOLITIVA É CAPAZ DE RESOLVER INDIVIDUALMENTE OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE ADENTRAM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. UMA IMAGEM QUE BUSCA, POR UM LADO, EXIMIR O ESTADO DAS SUAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS E, POR OUTRO, DESCARACTERIZAR E DESVALORIZAR O STATUS PROFISSIONAL DA ATIVIDADE DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.