NESTE ESTUDO DESENVOLVE-SE UMA ANÁLISE SOBRE A NECESSIDADE DE VIABILIZAR NAS ESCOLAS, SEJAM PÚBLICAS OU PRIVADAS, UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR (GDE) QUE EXERÇA UMA ABORDAGEM HUMANIZADORA DAS RELAÇÕES VIVENCIADAS NO COTIDIANO ESCOLAR. PARTINDO DA CONCEPÇÃO QUE O ESTUDANTE É O CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A PRÁTICA DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA POSSIBILITA O FOMENTO DOS DIVERSOS SABERES E CONHECIMENTOS, FAZENDO DA ESCOLA UM ESPAÇO ACOLHEDOR, PROTAGONIZADOR DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DURADOUROS, DE QUALIDADE E SIGNIFICATIVOS PARA A VIDA DESTES ALUNOS. NOSSA REFLEXÃO CONCENTRA-SE EM ENTENDER A CONDIÇÃO DE CENTRALIDADE DO GESTOR ESCOLAR, COMO ACONTECE SUA PRÁTICA ENQUANTO LIDERANÇA EM SUA COMUNIDADE ESCOLAR; QUAIS ESTRATÉGIAS MOBILIZADORAS ELE FAZ USO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO FIM DO COLETIVO, UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.