MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68897 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 899 "inscrito_id" => 5616 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, COMO PROJETO DE ENSINO DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, É PRIMACIAL DIRECIONAR CADA VEZ MAIS INVESTIMENTOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO PAÍS. TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS PROCESSOS E RESULTADOS DA MONITORIA ACADÊMICA REALIZADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DANÇA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/UEPA, EVIDENCIANDO AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ARTIGO SE MATERIALIZA A PARTIR DA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS, LIVROS QUE POSSIBILITARAM A APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ABORDADA. O REFERENCIAL TEÓRICO ABARCA AUTORES COMO DANTAS (2014), NATÁRIO E SANTOS (2010), E AINDA, VERDERI (2009) E MARQUES (2010), QUE ELUCIDAM QUESTÕES RELEVANTES SOBRE A TEMÁTICA DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MONITORIA ACADÊMICA PROPICIOU AS DISCENTES, PROFESSORA ORIENTADORA E, ESPECIALMENTE, AO ALUNO-MONITOR, UM GRANDE AMADURECIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, A PARTIR DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO MONITOR EM DIVERSAS VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DANÇA. ALÉM DE AGUÇAR, NO MONITOR, O INTERESSE PELO MAGISTÉRIO SUPERIOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5616_29082020101457.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESYAN WILYSSES OLIVEIRA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "JESYAN WILYSSES" "autor_email" => "jesywil02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68897 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 899 "inscrito_id" => 5616 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, COMO PROJETO DE ENSINO DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, É PRIMACIAL DIRECIONAR CADA VEZ MAIS INVESTIMENTOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO PAÍS. TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS PROCESSOS E RESULTADOS DA MONITORIA ACADÊMICA REALIZADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DANÇA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/UEPA, EVIDENCIANDO AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ARTIGO SE MATERIALIZA A PARTIR DA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS, LIVROS QUE POSSIBILITARAM A APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ABORDADA. O REFERENCIAL TEÓRICO ABARCA AUTORES COMO DANTAS (2014), NATÁRIO E SANTOS (2010), E AINDA, VERDERI (2009) E MARQUES (2010), QUE ELUCIDAM QUESTÕES RELEVANTES SOBRE A TEMÁTICA DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MONITORIA ACADÊMICA PROPICIOU AS DISCENTES, PROFESSORA ORIENTADORA E, ESPECIALMENTE, AO ALUNO-MONITOR, UM GRANDE AMADURECIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, A PARTIR DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO MONITOR EM DIVERSAS VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DANÇA. ALÉM DE AGUÇAR, NO MONITOR, O INTERESSE PELO MAGISTÉRIO SUPERIOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5616_29082020101457.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESYAN WILYSSES OLIVEIRA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "JESYAN WILYSSES" "autor_email" => "jesywil02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }