Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68897
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 899
    "inscrito_id" => 5616
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, COMO PROJETO DE ENSINO DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.  PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, É PRIMACIAL DIRECIONAR CADA VEZ MAIS INVESTIMENTOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO PAÍS. TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS PROCESSOS E RESULTADOS DA MONITORIA ACADÊMICA REALIZADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DANÇA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/UEPA, EVIDENCIANDO AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ARTIGO SE MATERIALIZA A PARTIR DA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS, LIVROS QUE POSSIBILITARAM A APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ABORDADA. O REFERENCIAL TEÓRICO ABARCA AUTORES COMO DANTAS (2014), NATÁRIO E SANTOS (2010), E AINDA, VERDERI (2009) E MARQUES (2010), QUE ELUCIDAM QUESTÕES RELEVANTES SOBRE A TEMÁTICA DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MONITORIA ACADÊMICA PROPICIOU AS DISCENTES, PROFESSORA ORIENTADORA E, ESPECIALMENTE, AO ALUNO-MONITOR, UM GRANDE AMADURECIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, A PARTIR DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO MONITOR EM DIVERSAS VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DANÇA. ALÉM DE AGUÇAR, NO MONITOR, O INTERESSE PELO MAGISTÉRIO SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5616_29082020101457.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESYAN WILYSSES OLIVEIRA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "JESYAN WILYSSES"
    "autor_email" => "jesywil02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68897
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 899
    "inscrito_id" => 5616
    "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DANÇA: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, COMO PROJETO DE ENSINO DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.  PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, É PRIMACIAL DIRECIONAR CADA VEZ MAIS INVESTIMENTOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO PAÍS. TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS PROCESSOS E RESULTADOS DA MONITORIA ACADÊMICA REALIZADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DANÇA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/UEPA, EVIDENCIANDO AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ARTIGO SE MATERIALIZA A PARTIR DA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS, LIVROS QUE POSSIBILITARAM A APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ABORDADA. O REFERENCIAL TEÓRICO ABARCA AUTORES COMO DANTAS (2014), NATÁRIO E SANTOS (2010), E AINDA, VERDERI (2009) E MARQUES (2010), QUE ELUCIDAM QUESTÕES RELEVANTES SOBRE A TEMÁTICA DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MONITORIA ACADÊMICA PROPICIOU AS DISCENTES, PROFESSORA ORIENTADORA E, ESPECIALMENTE, AO ALUNO-MONITOR, UM GRANDE AMADURECIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, A PARTIR DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO MONITOR EM DIVERSAS VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DANÇA. ALÉM DE AGUÇAR, NO MONITOR, O INTERESSE PELO MAGISTÉRIO SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5616_29082020101457.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESYAN WILYSSES OLIVEIRA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "JESYAN WILYSSES"
    "autor_email" => "jesywil02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, COMO PROJETO DE ENSINO DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, É PRIMACIAL DIRECIONAR CADA VEZ MAIS INVESTIMENTOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO PAÍS. TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS PROCESSOS E RESULTADOS DA MONITORIA ACADÊMICA REALIZADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DANÇA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/UEPA, EVIDENCIANDO AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ARTIGO SE MATERIALIZA A PARTIR DA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS, LIVROS QUE POSSIBILITARAM A APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ABORDADA. O REFERENCIAL TEÓRICO ABARCA AUTORES COMO DANTAS (2014), NATÁRIO E SANTOS (2010), E AINDA, VERDERI (2009) E MARQUES (2010), QUE ELUCIDAM QUESTÕES RELEVANTES SOBRE A TEMÁTICA DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MONITORIA ACADÊMICA PROPICIOU AS DISCENTES, PROFESSORA ORIENTADORA E, ESPECIALMENTE, AO ALUNO-MONITOR, UM GRANDE AMADURECIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, A PARTIR DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO MONITOR EM DIVERSAS VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DANÇA. ALÉM DE AGUÇAR, NO MONITOR, O INTERESSE PELO MAGISTÉRIO SUPERIOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.