TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, COMO PROJETO DE ENSINO DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. PARTE-SE DA PREMISSA DE QUE PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, É PRIMACIAL DIRECIONAR CADA VEZ MAIS INVESTIMENTOS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO PAÍS. TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS PROCESSOS E RESULTADOS DA MONITORIA ACADÊMICA REALIZADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA DANÇA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/UEPA, EVIDENCIANDO AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O ARTIGO SE MATERIALIZA A PARTIR DA PESQUISA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS, LIVROS QUE POSSIBILITARAM A APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ABORDADA. O REFERENCIAL TEÓRICO ABARCA AUTORES COMO DANTAS (2014), NATÁRIO E SANTOS (2010), E AINDA, VERDERI (2009) E MARQUES (2010), QUE ELUCIDAM QUESTÕES RELEVANTES SOBRE A TEMÁTICA DESTE ESTUDO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MONITORIA ACADÊMICA PROPICIOU AS DISCENTES, PROFESSORA ORIENTADORA E, ESPECIALMENTE, AO ALUNO-MONITOR, UM GRANDE AMADURECIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, A PARTIR DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO MONITOR EM DIVERSAS VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DANÇA. ALÉM DE AGUÇAR, NO MONITOR, O INTERESSE PELO MAGISTÉRIO SUPERIOR.