Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES PARA ALÉM DA PANDEMIA

Palavra-chaves: AULAS REMOTAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERVENÇÃO, SÍNDROME DE TOURETTE, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68249
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 5595
    "titulo" => "CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES PARA ALÉM DA PANDEMIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE TOURETTE (ST) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, UMA VEZ QUE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM FORAM POTENCIALIZADOS COM O ISOLAMENTO SOCIAL, ESTABELECENDO UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PARA AS FAMÍLIAS EM MEIO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA BUSCOU-SE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS FRENTE ÀS AULAS REMOTAS, PARTINDO DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ANALISAR O TRABALHO DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), E MAPEAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO OBJETIVANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INCLUSÃO. UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EMBASADA EM AUTORES COMO ASTOC ST (2020); DIAS (2015); TEIXEIRA ET AL (2011); TERRA; A.P.A.; RONDINA, R.C. (2014); MAMEDE; WALNER (2017); NASCIMENTO, B.J.C (2020); E EM DOCUMENTOS COM FORÇA DE LEI, TAL COMO: PARECER CNE/CP 5/2020, PESQUISA DOCUMENTAL, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PERCEBEU-SE A EFETIVA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR; EM CONTRAPARTIDA, AS LIMITAÇÕES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DESDE A ESTRUTURAÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS À ELABORAÇÃO DE MECANISMOS DE MAIOR INTEGRAÇÃO VISUO-MOTOR DE LEITURA, ESCRITA E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COMO RESPOSTA À FALTA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E CONTINUADA DESTINADA À EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS. COM A INTERVENÇÃO, HOUVE A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO, LIMITAÇÕES DE INTEGRAÇÕES VISUO-MOTOR E SINTOMAS DE ANSIEDADE E FRUSTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERVENÇÃO, SÍNDROME DE TOURETTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5595_31082020201927.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA"
    "autor_email" => "isachalem24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68249
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 5595
    "titulo" => "CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES PARA ALÉM DA PANDEMIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE TOURETTE (ST) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, UMA VEZ QUE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM FORAM POTENCIALIZADOS COM O ISOLAMENTO SOCIAL, ESTABELECENDO UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PARA AS FAMÍLIAS EM MEIO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA BUSCOU-SE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS FRENTE ÀS AULAS REMOTAS, PARTINDO DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ANALISAR O TRABALHO DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), E MAPEAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO OBJETIVANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INCLUSÃO. UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EMBASADA EM AUTORES COMO ASTOC ST (2020); DIAS (2015); TEIXEIRA ET AL (2011); TERRA; A.P.A.; RONDINA, R.C. (2014); MAMEDE; WALNER (2017); NASCIMENTO, B.J.C (2020); E EM DOCUMENTOS COM FORÇA DE LEI, TAL COMO: PARECER CNE/CP 5/2020, PESQUISA DOCUMENTAL, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PERCEBEU-SE A EFETIVA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR; EM CONTRAPARTIDA, AS LIMITAÇÕES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DESDE A ESTRUTURAÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS À ELABORAÇÃO DE MECANISMOS DE MAIOR INTEGRAÇÃO VISUO-MOTOR DE LEITURA, ESCRITA E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COMO RESPOSTA À FALTA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E CONTINUADA DESTINADA À EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS. COM A INTERVENÇÃO, HOUVE A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO, LIMITAÇÕES DE INTEGRAÇÕES VISUO-MOTOR E SINTOMAS DE ANSIEDADE E FRUSTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INTERVENÇÃO, SÍNDROME DE TOURETTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5595_31082020201927.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISACHALEM LIMA DE SOUZA"
    "autor_email" => "isachalem24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE TOURETTE (ST) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, UMA VEZ QUE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM FORAM POTENCIALIZADOS COM O ISOLAMENTO SOCIAL, ESTABELECENDO UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PARA AS FAMÍLIAS EM MEIO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA BUSCOU-SE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS FRENTE ÀS AULAS REMOTAS, PARTINDO DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ANALISAR O TRABALHO DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), E MAPEAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO OBJETIVANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INCLUSÃO. UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EMBASADA EM AUTORES COMO ASTOC ST (2020); DIAS (2015); TEIXEIRA ET AL (2011); TERRA; A.P.A.; RONDINA, R.C. (2014); MAMEDE; WALNER (2017); NASCIMENTO, B.J.C (2020); E EM DOCUMENTOS COM FORÇA DE LEI, TAL COMO: PARECER CNE/CP 5/2020, PESQUISA DOCUMENTAL, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PERCEBEU-SE A EFETIVA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR; EM CONTRAPARTIDA, AS LIMITAÇÕES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DESDE A ESTRUTURAÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS À ELABORAÇÃO DE MECANISMOS DE MAIOR INTEGRAÇÃO VISUO-MOTOR DE LEITURA, ESCRITA E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COMO RESPOSTA À FALTA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E CONTINUADA DESTINADA À EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS. COM A INTERVENÇÃO, HOUVE A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO, LIMITAÇÕES DE INTEGRAÇÕES VISUO-MOTOR E SINTOMAS DE ANSIEDADE E FRUSTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.