ESTE TRABALHO CONSTITUI UM RELATO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO REALIZADO NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE TOURETTE (ST) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, UMA VEZ QUE OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM FORAM POTENCIALIZADOS COM O ISOLAMENTO SOCIAL, ESTABELECENDO UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E PARA AS FAMÍLIAS EM MEIO ÀS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA BUSCOU-SE COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS FRENTE ÀS AULAS REMOTAS, PARTINDO DA NECESSIDADE DE IDENTIFICAR OS FACILITADORES E DIFICULTADORES AO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA ANALISAR O TRABALHO DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), E MAPEAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO OBJETIVANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INCLUSÃO. UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EMBASADA EM AUTORES COMO ASTOC ST (2020); DIAS (2015); TEIXEIRA ET AL (2011); TERRA; A.P.A.; RONDINA, R.C. (2014); MAMEDE; WALNER (2017); NASCIMENTO, B.J.C (2020); E EM DOCUMENTOS COM FORÇA DE LEI, TAL COMO: PARECER CNE/CP 5/2020, PESQUISA DOCUMENTAL, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PERCEBEU-SE A EFETIVA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR; EM CONTRAPARTIDA, AS LIMITAÇÕES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DESDE A ESTRUTURAÇÃO DOS ROTEIROS DE ESTUDOS À ELABORAÇÃO DE MECANISMOS DE MAIOR INTEGRAÇÃO VISUO-MOTOR DE LEITURA, ESCRITA E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COMO RESPOSTA À FALTA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL E CONTINUADA DESTINADA À EDUCAÇÃO DESSAS CRIANÇAS. COM A INTERVENÇÃO, HOUVE A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO, LIMITAÇÕES DE INTEGRAÇÕES VISUO-MOTOR E SINTOMAS DE ANSIEDADE E FRUSTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.