Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ALUNOS NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, INFÂNCIA, , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67762
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 663
    "inscrito_id" => 5500
    "titulo" => "A LUDICIDADE PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ALUNOS NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A INF?NCIA ? O PER?ODO CR?TICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, NO QUAL H? O DESENVOLVIMENTO DE H?BITOS E HABILIDADES. OS H?BITOS ALIMENTARES, QUANDO EM FORMA??O, S?O MAIS F?CEIS DE SEREM MODULADOS, POR ISSO ESSE PER?ODO ? TIDO COMO MAIS PROP?CIO PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCA??O ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN). PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE JOGOS E BRINCADEIRAS S?O COMUNS E NATURAIS NA INF?NCIA, ESSES S?O FUNDAMENTAIS PARA CONSTRU??O DE CONHECIMENTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO ? ANALISAR O USO DO L?DICO NAS ATIVIDADES DE EAN. COMO METODOLOGIA, FOI REALIZADO UMA REVIS?O LITER?RIA NAS BASES DE DADOS ?SCIELO?, ?MEDLINE? E ?LILACS? DE ARTIGOS EM PORTUGU?S, PUBLICADOS NOS ?LTIMOS DEZ ANOS. CONSTATOU-SE, QUE NOS DOZE ESTUDOS SELECIONADOS, A EAN FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DO M?TODO TRADICIONAL (EXPLANA??O ORAL) EM ASSOCIA??O COM O M?TODO L?DICO, COMPROVANDO O RECONHECIMENTO SOBRE PONTOS POSITIVOS DA ASSOCIA??O DO TRADICIONAL COM OUTROS M?TODOS, EM ESPECIAL DA LUDICIDADE. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE AS ATIVIDADES L?DICAS TEM EVIDENTE PREDOMIN?NCIA COMO M?TODO SUPORTE AO TRADICIONAL NO ENSINO DE EAN, QUE H? NECESSIDADE DE ESTUDOS UTILIZEM APENAS DA LUDICIDADE COMO M?TODO DE ENSINO E QUE ABORDEM INTERVEN??ES DE EAN REALIZADAS PELA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, INFÂNCIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID5500_23082020181922.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANNA LETÍCIA SENA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALANNA SENA"
    "autor_email" => "alanna_sena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67762
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 663
    "inscrito_id" => 5500
    "titulo" => "A LUDICIDADE PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ALUNOS NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A INF?NCIA ? O PER?ODO CR?TICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, NO QUAL H? O DESENVOLVIMENTO DE H?BITOS E HABILIDADES. OS H?BITOS ALIMENTARES, QUANDO EM FORMA??O, S?O MAIS F?CEIS DE SEREM MODULADOS, POR ISSO ESSE PER?ODO ? TIDO COMO MAIS PROP?CIO PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCA??O ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN). PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE JOGOS E BRINCADEIRAS S?O COMUNS E NATURAIS NA INF?NCIA, ESSES S?O FUNDAMENTAIS PARA CONSTRU??O DE CONHECIMENTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO ? ANALISAR O USO DO L?DICO NAS ATIVIDADES DE EAN. COMO METODOLOGIA, FOI REALIZADO UMA REVIS?O LITER?RIA NAS BASES DE DADOS ?SCIELO?, ?MEDLINE? E ?LILACS? DE ARTIGOS EM PORTUGU?S, PUBLICADOS NOS ?LTIMOS DEZ ANOS. CONSTATOU-SE, QUE NOS DOZE ESTUDOS SELECIONADOS, A EAN FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DO M?TODO TRADICIONAL (EXPLANA??O ORAL) EM ASSOCIA??O COM O M?TODO L?DICO, COMPROVANDO O RECONHECIMENTO SOBRE PONTOS POSITIVOS DA ASSOCIA??O DO TRADICIONAL COM OUTROS M?TODOS, EM ESPECIAL DA LUDICIDADE. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE AS ATIVIDADES L?DICAS TEM EVIDENTE PREDOMIN?NCIA COMO M?TODO SUPORTE AO TRADICIONAL NO ENSINO DE EAN, QUE H? NECESSIDADE DE ESTUDOS UTILIZEM APENAS DA LUDICIDADE COMO M?TODO DE ENSINO E QUE ABORDEM INTERVEN??ES DE EAN REALIZADAS PELA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, INFÂNCIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID5500_23082020181922.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANNA LETÍCIA SENA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ALANNA SENA"
    "autor_email" => "alanna_sena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A INF?NCIA ? O PER?ODO CR?TICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, NO QUAL H? O DESENVOLVIMENTO DE H?BITOS E HABILIDADES. OS H?BITOS ALIMENTARES, QUANDO EM FORMA??O, S?O MAIS F?CEIS DE SEREM MODULADOS, POR ISSO ESSE PER?ODO ? TIDO COMO MAIS PROP?CIO PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCA??O ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN). PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE JOGOS E BRINCADEIRAS S?O COMUNS E NATURAIS NA INF?NCIA, ESSES S?O FUNDAMENTAIS PARA CONSTRU??O DE CONHECIMENTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO ? ANALISAR O USO DO L?DICO NAS ATIVIDADES DE EAN. COMO METODOLOGIA, FOI REALIZADO UMA REVIS?O LITER?RIA NAS BASES DE DADOS ?SCIELO?, ?MEDLINE? E ?LILACS? DE ARTIGOS EM PORTUGU?S, PUBLICADOS NOS ?LTIMOS DEZ ANOS. CONSTATOU-SE, QUE NOS DOZE ESTUDOS SELECIONADOS, A EAN FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DO M?TODO TRADICIONAL (EXPLANA??O ORAL) EM ASSOCIA??O COM O M?TODO L?DICO, COMPROVANDO O RECONHECIMENTO SOBRE PONTOS POSITIVOS DA ASSOCIA??O DO TRADICIONAL COM OUTROS M?TODOS, EM ESPECIAL DA LUDICIDADE. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE AS ATIVIDADES L?DICAS TEM EVIDENTE PREDOMIN?NCIA COMO M?TODO SUPORTE AO TRADICIONAL NO ENSINO DE EAN, QUE H? NECESSIDADE DE ESTUDOS UTILIZEM APENAS DA LUDICIDADE COMO M?TODO DE ENSINO E QUE ABORDEM INTERVEN??ES DE EAN REALIZADAS PELA COMUNIDADE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.