Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: VÍDEO-AULAS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, CONTRIBUIÇÕES, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69164
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 5378
    "titulo" => """
      O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO\r\n
      ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
      """
    "resumo" => "AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NEM SEMPRE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS POR SER DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM TERMOS E CONCEITOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, POR TANTO ELES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIFICULTA NA HORA DA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA TOTALMENTE O INTERESSE NAS AULAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE POSSIBILITAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO FAVORÁVEL EM DESPERTAR E ATRAIR OS ALUNOS PARA A SUA DISCIPLINA. O USO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS EM ESPECIAL A VÍDEO-AULA É UMA VIA DE INOVAÇÃO IMPORTANTE NO RAMO DOCENTE, POIS É ATRAVÉS DESSA MÍDIA QUE O PROFESSOR PODE EXPLORAR OS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS EXPOSITIVA E ATRATIVA PARA DAR SENTIDO AOS ASSUNTOS ABORDADOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, POR MEIO DE TRABALHOS SUBMETIDOS EM SITES ACADÊMICOS, REVISTAS, LIVROS E ARTIGOS PARA UMA MAIOR FUNDAMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS FOI IDENTIFICADO QUE A DINÂMICA DOS VÍDEOS EM SALA DE AULA MELHORA O DESEMPENHO E AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS. CONCLUINDO ASSIM QUE A UTILIZAÇÃO DA VÍDEO-AULA PROPICIA AO PROFESSOR DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS DE ENVOLVER OS ALUNOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, SALIENTANDO SEMPRE QUE É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR E EXPLORAR ESSE RECURSO, COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "VÍDEO-AULAS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, CONTRIBUIÇÕES, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5378_25082020101602.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69164
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 5378
    "titulo" => """
      O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO\r\n
      ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
      """
    "resumo" => "AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NEM SEMPRE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS POR SER DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM TERMOS E CONCEITOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, POR TANTO ELES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIFICULTA NA HORA DA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA TOTALMENTE O INTERESSE NAS AULAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE POSSIBILITAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO FAVORÁVEL EM DESPERTAR E ATRAIR OS ALUNOS PARA A SUA DISCIPLINA. O USO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS EM ESPECIAL A VÍDEO-AULA É UMA VIA DE INOVAÇÃO IMPORTANTE NO RAMO DOCENTE, POIS É ATRAVÉS DESSA MÍDIA QUE O PROFESSOR PODE EXPLORAR OS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS EXPOSITIVA E ATRATIVA PARA DAR SENTIDO AOS ASSUNTOS ABORDADOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, POR MEIO DE TRABALHOS SUBMETIDOS EM SITES ACADÊMICOS, REVISTAS, LIVROS E ARTIGOS PARA UMA MAIOR FUNDAMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS FOI IDENTIFICADO QUE A DINÂMICA DOS VÍDEOS EM SALA DE AULA MELHORA O DESEMPENHO E AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS. CONCLUINDO ASSIM QUE A UTILIZAÇÃO DA VÍDEO-AULA PROPICIA AO PROFESSOR DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS DE ENVOLVER OS ALUNOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, SALIENTANDO SEMPRE QUE É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR E EXPLORAR ESSE RECURSO, COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "VÍDEO-AULAS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, CONTRIBUIÇÕES, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5378_25082020101602.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NEM SEMPRE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS POR SER DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM TERMOS E CONCEITOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, POR TANTO ELES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIFICULTA NA HORA DA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA TOTALMENTE O INTERESSE NAS AULAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE POSSIBILITAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO FAVORÁVEL EM DESPERTAR E ATRAIR OS ALUNOS PARA A SUA DISCIPLINA. O USO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS EM ESPECIAL A VÍDEO-AULA É UMA VIA DE INOVAÇÃO IMPORTANTE NO RAMO DOCENTE, POIS É ATRAVÉS DESSA MÍDIA QUE O PROFESSOR PODE EXPLORAR OS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS EXPOSITIVA E ATRATIVA PARA DAR SENTIDO AOS ASSUNTOS ABORDADOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, POR MEIO DE TRABALHOS SUBMETIDOS EM SITES ACADÊMICOS, REVISTAS, LIVROS E ARTIGOS PARA UMA MAIOR FUNDAMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS FOI IDENTIFICADO QUE A DINÂMICA DOS VÍDEOS EM SALA DE AULA MELHORA O DESEMPENHO E AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS. CONCLUINDO ASSIM QUE A UTILIZAÇÃO DA VÍDEO-AULA PROPICIA AO PROFESSOR DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS DE ENVOLVER OS ALUNOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, SALIENTANDO SEMPRE QUE É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR E EXPLORAR ESSE RECURSO, COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.