AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NEM SEMPRE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS POR SER DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM TERMOS E CONCEITOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, POR TANTO ELES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIFICULTA NA HORA DA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA TOTALMENTE O INTERESSE NAS AULAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE POSSIBILITAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO FAVORÁVEL EM DESPERTAR E ATRAIR OS ALUNOS PARA A SUA DISCIPLINA. O USO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS EM ESPECIAL A VÍDEO-AULA É UMA VIA DE INOVAÇÃO IMPORTANTE NO RAMO DOCENTE, POIS É ATRAVÉS DESSA MÍDIA QUE O PROFESSOR PODE EXPLORAR OS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS EXPOSITIVA E ATRATIVA PARA DAR SENTIDO AOS ASSUNTOS ABORDADOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, POR MEIO DE TRABALHOS SUBMETIDOS EM SITES ACADÊMICOS, REVISTAS, LIVROS E ARTIGOS PARA UMA MAIOR FUNDAMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS FOI IDENTIFICADO QUE A DINÂMICA DOS VÍDEOS EM SALA DE AULA MELHORA O DESEMPENHO E AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS. CONCLUINDO ASSIM QUE A UTILIZAÇÃO DA VÍDEO-AULA PROPICIA AO PROFESSOR DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS DE ENVOLVER OS ALUNOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, SALIENTANDO SEMPRE QUE É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR E EXPLORAR ESSE RECURSO, COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO.