O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO
ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69164 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 5378 "titulo" => """ O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO\r\n ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA """ "resumo" => "AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NEM SEMPRE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS POR SER DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM TERMOS E CONCEITOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, POR TANTO ELES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIFICULTA NA HORA DA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA TOTALMENTE O INTERESSE NAS AULAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE POSSIBILITAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO FAVORÁVEL EM DESPERTAR E ATRAIR OS ALUNOS PARA A SUA DISCIPLINA. O USO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS EM ESPECIAL A VÍDEO-AULA É UMA VIA DE INOVAÇÃO IMPORTANTE NO RAMO DOCENTE, POIS É ATRAVÉS DESSA MÍDIA QUE O PROFESSOR PODE EXPLORAR OS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS EXPOSITIVA E ATRATIVA PARA DAR SENTIDO AOS ASSUNTOS ABORDADOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, POR MEIO DE TRABALHOS SUBMETIDOS EM SITES ACADÊMICOS, REVISTAS, LIVROS E ARTIGOS PARA UMA MAIOR FUNDAMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS FOI IDENTIFICADO QUE A DINÂMICA DOS VÍDEOS EM SALA DE AULA MELHORA O DESEMPENHO E AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS. CONCLUINDO ASSIM QUE A UTILIZAÇÃO DA VÍDEO-AULA PROPICIA AO PROFESSOR DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS DE ENVOLVER OS ALUNOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, SALIENTANDO SEMPRE QUE É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR E EXPLORAR ESSE RECURSO, COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "VÍDEO-AULAS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, CONTRIBUIÇÕES, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5378_25082020101602.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA" "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69164 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 5378 "titulo" => """ O USO DA VÍDEO-AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO\r\n ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA """ "resumo" => "AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NEM SEMPRE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS POR SER DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM TERMOS E CONCEITOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, POR TANTO ELES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DIFICULTA NA HORA DA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA TOTALMENTE O INTERESSE NAS AULAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE POSSIBILITAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO FAVORÁVEL EM DESPERTAR E ATRAIR OS ALUNOS PARA A SUA DISCIPLINA. O USO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS EM ESPECIAL A VÍDEO-AULA É UMA VIA DE INOVAÇÃO IMPORTANTE NO RAMO DOCENTE, POIS É ATRAVÉS DESSA MÍDIA QUE O PROFESSOR PODE EXPLORAR OS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS EXPOSITIVA E ATRATIVA PARA DAR SENTIDO AOS ASSUNTOS ABORDADOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E POTENCIALIDADES DA INSERÇÃO DESSE RECURSO DIDÁTICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, POR MEIO DE TRABALHOS SUBMETIDOS EM SITES ACADÊMICOS, REVISTAS, LIVROS E ARTIGOS PARA UMA MAIOR FUNDAMENTAÇÃO. NOS RESULTADOS FOI IDENTIFICADO QUE A DINÂMICA DOS VÍDEOS EM SALA DE AULA MELHORA O DESEMPENHO E AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DAS AULAS. CONCLUINDO ASSIM QUE A UTILIZAÇÃO DA VÍDEO-AULA PROPICIA AO PROFESSOR DESENVOLVER FORMAS ALTERNATIVAS DE ENVOLVER OS ALUNOS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, SALIENTANDO SEMPRE QUE É FUNDAMENTAL QUE OS DOCENTES SAIBAM UTILIZAR E EXPLORAR ESSE RECURSO, COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "VÍDEO-AULAS, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO, CONTRIBUIÇÕES, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5378_25082020101602.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA" "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }