A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA É UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE PODE TRANSFORMAR AS AULAS DE MATEMÁTICA MAIS DESAFIADORAS E SIGNIFICATIVAS. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O POTENCIAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO. A DISCUSSÃO TEÓRICA FOI TECIDA, PRINCIPALMENTE, COM BASE NOS ESTUDOS DE MENDES, MIGUEL E MIORIM, ALMEIDA, ENTRE OUTROS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CURUÇÁ (PA). DURANTE DUAS SEMANAS, FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES A PARTIR DE UM PROBLEMA RETIRADO DO LIVRO O HOMEM QUE CALCULAVA, DE AUTORIA DE MALBA TAHAN. O EPISÓDIO INTITULADO “OS QUATRO QUATROS” FOI UTILIZADO COMO FONTE PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS. OS REGISTROS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES E AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA SERVIRAM COMO MATERIAL DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA POSSIBILITARAM AFIRMAR QUE AS AULAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DE INFORMAÇÕES OU PROBLEMAS HISTÓRICOS TORNAM-SE MAIS DESAFIADORAS E OS ESTUDANTES PARTICIPAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.