DIANTE DO CENÁRIO QUE SE INSTAUROU EM 2020, ATRAVÉS DO COVID -19, É FUNDAMENTAL DISCUTIRMOS OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO REMOTO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A FAZER UMA DISCUSSÃO ACERTA DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DA PANDEMIA (2020), AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS ADOTADAS PELAS ESCOLAS E PROFESSORES E AINDA AS DIFICULDADES QUE ALUNOS E PROFESSORES ENFRENTARAM AO LONGO DESSE PERÍODO, ENFATIZANDO AINDA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NESTE MODELO DE ENSINO. PARA TANTO, A DISCUSSÃO AQUI PROPOSTA PARTIU DA LEITURA BIBLIOGRÁFICA E DAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS AUTORES RELACIONADAS AO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. PERCEBE-SE DIANTE DO QUE FOI DISCUTIDO AO LONGO DO TEXTO, A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS NA PERSPECTIVA DE PREPARÁ-LOS PARA A LEITURA DOS ACONTECIMENTOS QUE OS CERCAM E DA REALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS.