Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O ATO DE ENSINAR COMO UM PROCESSO TRADUTÓRIO: UM NOVO OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, TRADUÇÃO INTRALINGUAL, TRADUÇÃO FUNCIONALISTA, Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA NOVA FORMA DE ENTENDER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DO OLHAR DA TRADUÇÃO. UTILIZANDO COMO METODOLOGIA A REVISÃO DE LITERATURA, BUSCOU-SE EM ESCRITOS DE AUTORES CLÁSSICOS DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, LINGUÍSTICA E TRADUÇÃO IDEIAS QUE CONTRIBUÍSSEM PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA DISCUSSÃO. CONSIDERANDO INVESTIGAÇÕES DE PAULO FREIRE (1987), JEAN PIAGET (1971), MIKHAIL BAKHTIN (1997), ROMAN JAKOBSON (2000) E CHRISTIANE NORD (1991), FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO ALUNO SER CONSIDERADO PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TANTO DE UM PONTO DE VISTA TRADUTÓRIO QUANTO EDUCACIONAL, E O POTENCIAL QUE A APLICAÇÃO DA TEORIA TRADUTÓRIA PODE TER SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR PARA QUE SEJA ALCANÇADA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICIENTE.

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