ASSIM COMO CADA ALUNO TEM O SEU RITMO E TAMBÉM A SUA MANEIRA ESPECÍFICA DE ASSIMILAR DETERMINADOS CONTEÚDOS, CADA PROFESSOR APRESENTA METODOLOGIAS DE “TRANSMISSÃO” DESSES CONTEÚDOS. ESPECIFICIDADES ESSAS QUE, DEPENDENDO DAS DISCIPLINAS, TORNAM-SE AINDA MAIS FORTES E CARACTERÍSTICAS. PORÉM, INDEPENDENTE DESSAS PARTICULARIDADES, EXISTEM ESTUDOS COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE CONTRIBUIR NÃO SÓ PARA UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS QUANDO DESSE PROCESSO DE “TRANSMISSÃO”, GARANTINDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORES RESULTADOS QUANDO DO FINAL DO PERÍODO LETIVO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. PARA TANTO, A PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, IDENTIFICAR OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR, AINDA JUNTO AOS ALUNOS, OS MÉTODOS QUE MAIS PROMOVEM MOTIVAÇÃO. IDENTIFICOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE SLIDES É UM MÉTODO BASTANTE UTILIZADO PELOS PROFESSORES. PORÉM, ESTE MÉTODO NÃO É, APARENTEMENTE, O MAIS ATRAENTE PARA OS ALUNOS, QUE PREFEREM A UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE FUJAM DO, DIGAMOS, MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO. VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA APRESENTA IMPACTO SOCIAL, CONSIDERANDO QUE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER PENSADAS NAS ÓTICAS EDUCACIONAL E MOTIVACIONAL.