Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, METODOLOGIAS, MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68885
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2854
    "inscrito_id" => 1639
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ASSIM COMO CADA ALUNO TEM O SEU RITMO E TAMBÉM A SUA MANEIRA ESPECÍFICA DE ASSIMILAR DETERMINADOS CONTEÚDOS, CADA PROFESSOR APRESENTA METODOLOGIAS DE “TRANSMISSÃO” DESSES CONTEÚDOS. ESPECIFICIDADES ESSAS QUE, DEPENDENDO DAS DISCIPLINAS, TORNAM-SE AINDA MAIS FORTES E CARACTERÍSTICAS. PORÉM, INDEPENDENTE DESSAS PARTICULARIDADES, EXISTEM ESTUDOS COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE CONTRIBUIR NÃO SÓ PARA UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS QUANDO DESSE PROCESSO DE “TRANSMISSÃO”, GARANTINDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORES RESULTADOS QUANDO DO FINAL DO PERÍODO LETIVO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. PARA TANTO, A PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, IDENTIFICAR OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR, AINDA JUNTO AOS ALUNOS, OS MÉTODOS QUE MAIS PROMOVEM MOTIVAÇÃO. IDENTIFICOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE SLIDES É UM MÉTODO BASTANTE UTILIZADO PELOS PROFESSORES. PORÉM, ESTE MÉTODO NÃO É, APARENTEMENTE, O MAIS ATRAENTE PARA OS ALUNOS, QUE PREFEREM A UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE FUJAM DO, DIGAMOS, MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO. VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA APRESENTA IMPACTO SOCIAL, CONSIDERANDO QUE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER PENSADAS NAS ÓTICAS EDUCACIONAL E MOTIVACIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, METODOLOGIAS, MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1639_01102020233625.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => "5e65c1e60c745_09032020_011118.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68885
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2854
    "inscrito_id" => 1639
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ASSIM COMO CADA ALUNO TEM O SEU RITMO E TAMBÉM A SUA MANEIRA ESPECÍFICA DE ASSIMILAR DETERMINADOS CONTEÚDOS, CADA PROFESSOR APRESENTA METODOLOGIAS DE “TRANSMISSÃO” DESSES CONTEÚDOS. ESPECIFICIDADES ESSAS QUE, DEPENDENDO DAS DISCIPLINAS, TORNAM-SE AINDA MAIS FORTES E CARACTERÍSTICAS. PORÉM, INDEPENDENTE DESSAS PARTICULARIDADES, EXISTEM ESTUDOS COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE CONTRIBUIR NÃO SÓ PARA UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS QUANDO DESSE PROCESSO DE “TRANSMISSÃO”, GARANTINDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORES RESULTADOS QUANDO DO FINAL DO PERÍODO LETIVO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. PARA TANTO, A PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, IDENTIFICAR OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR, AINDA JUNTO AOS ALUNOS, OS MÉTODOS QUE MAIS PROMOVEM MOTIVAÇÃO. IDENTIFICOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE SLIDES É UM MÉTODO BASTANTE UTILIZADO PELOS PROFESSORES. PORÉM, ESTE MÉTODO NÃO É, APARENTEMENTE, O MAIS ATRAENTE PARA OS ALUNOS, QUE PREFEREM A UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE FUJAM DO, DIGAMOS, MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO. VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA APRESENTA IMPACTO SOCIAL, CONSIDERANDO QUE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER PENSADAS NAS ÓTICAS EDUCACIONAL E MOTIVACIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, METODOLOGIAS, MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1639_01102020233625.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => "5e65c1e60c745_09032020_011118.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ASSIM COMO CADA ALUNO TEM O SEU RITMO E TAMBÉM A SUA MANEIRA ESPECÍFICA DE ASSIMILAR DETERMINADOS CONTEÚDOS, CADA PROFESSOR APRESENTA METODOLOGIAS DE “TRANSMISSÃO” DESSES CONTEÚDOS. ESPECIFICIDADES ESSAS QUE, DEPENDENDO DAS DISCIPLINAS, TORNAM-SE AINDA MAIS FORTES E CARACTERÍSTICAS. PORÉM, INDEPENDENTE DESSAS PARTICULARIDADES, EXISTEM ESTUDOS COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE CONTRIBUIR NÃO SÓ PARA UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS QUANDO DESSE PROCESSO DE “TRANSMISSÃO”, GARANTINDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORES RESULTADOS QUANDO DO FINAL DO PERÍODO LETIVO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. PARA TANTO, A PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, IDENTIFICAR OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR, AINDA JUNTO AOS ALUNOS, OS MÉTODOS QUE MAIS PROMOVEM MOTIVAÇÃO. IDENTIFICOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE SLIDES É UM MÉTODO BASTANTE UTILIZADO PELOS PROFESSORES. PORÉM, ESTE MÉTODO NÃO É, APARENTEMENTE, O MAIS ATRAENTE PARA OS ALUNOS, QUE PREFEREM A UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE FUJAM DO, DIGAMOS, MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO. VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA APRESENTA IMPACTO SOCIAL, CONSIDERANDO QUE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER PENSADAS NAS ÓTICAS EDUCACIONAL E MOTIVACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.