NOSSO COTIDIANO ESTÁ DIARIAMENTE REPLETO DE NOTÍCIAS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS QUE A COVID-19 TROUXE PARA A VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, A PRESENTE PESQUISA VISA ABORDAR O PAPEL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19. PARA ISSO, FAREMOS USO DA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA. VERIFICOU-SE ATRAVÉS DAS PESQUISAS REALIZADAS E DAS ANÁLISES DE DOCUMENTOS E ARTIGOS QUE TRATAM DO TEMA ACIMA CITADO, QUE A EDUCAÇÃO É O MEIO DE DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE. E QUE NÓS PROFESSORES ESTAMOS NOS REINVENTANDO PARA NÃO PERMITIR QUE A EDUCAÇÃO PERDA SEU RUMO. O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO ESTAVA PREPARADO PARA LIDAR COM ESSE ACONTECIMENTO MUNDIAL. MOSTRAREMOS SUGESTÕES, LEVANTADAS AO DECORRER DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE AUXILIARÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.