OS MICRORGANISMOS SÃO FORMAS DE VIDA INVISÍVEIS, QUE DESEMPENHAM UM PAPEL PRIMORDIAL NO EQUILÍBRIO DA VIDA. ELES ESTÃO PRESENTES NOS DIFERENTES AMBIENTES, INCLUSIVE NO ORGANISMO HUMANO, NO QUAL VIVE ASSOCIADO AOS SISTEMAS VIVENDO DE MANEIRA HARMÔNICA OU DESARMÔNICA O QUE PROMOVE PATOGENIA. PROMOVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE ABORDEM A PRESENÇA DESTES SERES NO ORGANISMO HUMANO DE FORMA DIDÁTICA REQUER QUE O PROFESSOR ADAPTE A TEMÁTICA A REALIDADE DO PÚBLICO DISCENTE. A NECESSIDADE EM ABORDAR A PRESENÇA DOS MICRORGANISMOS NO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO, SENDO BASEADO NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFORMAL, SAIR DO AMBIENTE TRADICIONAL DA ESCOLA, E LEVAR AO PÚBLICO EXTERNO O CONHECIMENTO SOBRE ALGUNS DOS DIVERSOS MICRORGANISMOS ENCONTRADOS NA REGIÃO DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO. A PRIMEIRA ESTRATÉGIA UTILIZADA FOI BASEADA EM NA CONFECÇÃO E ELABORAÇÃO DE DUAS ESTRUTURAS DE ISOPOR QUE REPRESENTAM O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO E A SEGUNDA FOI UM JOGO DIDÁTICO DE VERDADEIRO OU FALSO. DEVIDO ÀS ESTRUTURAS DE ISOPOR REPRESENTAR VISIVELMENTE OS APARELHOS REPRODUTORES FOI PERCEBIDO UM ESPANTO DOS PARTICIPANTES. DESSA FORMA, ESTIMULAR A DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPORCIONARA MAIOR FAMILIARIZAÇÃO SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS AO COTIDIANO.