O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS APLICADAS ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO, CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DE PRÁTICAS VIVENCIADAS NA ESCOLA ORLANDO SOARES DE OLIVEIRA NA CIDADE DE SAPÉ/PB, EM TURMAS DE 1° E 2° DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENVOLVENDO CRIANÇAS DE FAIXA ETÁRIA DE 6 A 8 ANOS. O PROGRAMA FOI INSTITUÍDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) PELA PORTARIA Nº 142/2018, QUE TEM COMO OBJETIVO APOIAR DE FORMA TÉCNICA E FINANCEIRA A ALFABETIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCOU-SE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAR CRITICO ENTRE A ARTICULAÇÃO COM A PESQUISA E O ENSINO, OBJETIVANDO FORTALECER UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM VOLTADO PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE FORMA SIGNIFICATIVA. FORAM ADOTADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PESQUISA-AÇÃO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ALÉM DA CONSULTA DE DIFERENTES OBRAS DE AUTORES, PARA A CONSTRUÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, TAIS COMO: FREIRE( 1996), SOARES(1998), KENSKI (2007) , MOREL(2015) E ENTRE OUTROS. ESTABELECENDO COMO PRESSUPOSTOS AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, AMBOS DEVEM CAMINHAR JUNTOS PARA QUE SE POSSAM CONSTRUIR CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. ENSINAR NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, MAS POSSÍVEL PARA O DOCENTE QUE ESTEJA DISPOSTO A RESSIGNIFICAR A SUA PRÁTICA, REFLETINDO E CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE FORTALEÇAM O PROCESSO DIALÉTICO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.