Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL TEM DEMANDADO POR MUDANÇAS URGENTES, TANTO POR IMPOSIÇÕES DE ORDEM SOCIOECONÔMICAS QUANTO PELO PERFIL DO ESTUDANTE QUE JÁ NÃO ACEITA SER PASSIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA EM QUE A EDUCAÇÃO PRECISA REINVENTAR-SE, AS METODOLOGIAS ATIVAS – APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO E AUTODIRIGIDA -, SURGEM COMO ALTERNATIVA PARA COLABORAR COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS VISANDO DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM A FINALIDADE DE INVESTIGAR COMO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) PODE OPORTUNIZAR APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO DISCENTE. O ESTUDO OBJETIVA DE FORMA GERAL COMPREENDER AS DINÂMICAS PROPOSTAS PELAS METODOLOGIAS E AS POSSIBILIDADES REAIS DE EFETIVAÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EPT. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APRESENTA-SE COMO ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EPT, CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANÍSTICA DOS DISCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.