ESTE ESTUDO VISA DISCUTIR AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS NOTÍCIA, IMAGÉTICO E RESUMO NO
ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. PARA TANTO, BUSCA COMPARAR AS
ORIENTAÇÕES SOBRE GÊNEROS DO DISCURSO DO CHAMADO CÍRCULO BAKHTINIANO COM A PRÁTICA
DESENVOLVIDA NUMA AULA DE QUÍMICA COM UMA TURMA CICLO VII-EJA DE UMA ESCOLA PÚBLICA
ESTADUAL DA PARAÍBA. METODOLOGICAMENTE UTILIZA-SE DA CONSTRUÇÃO DE UM RELATO DE CASO ATRAVÉS DA
OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA. COMO RESULTADO A EXPERIÊNCIA RELATADA EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE
UMA PRÁXIS VOLTADA PARA AS NECESSIDADES DOS DISCENTES, CADA VEZ MAIS DIALÓGICA, QUE DESVELE A
IMPORTÂNCIA DO DISCURSO COMO PARTE INTEGRANTE E INDISSOCIÁVEL DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM ESCOLAR E DA RELAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDOS.