BRITO, Luan Talles De Araújo. Formação docente e dicionário escolar. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68650>. Acesso em: 22/12/2024 18:00
O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR A FORMAÇÃO DOCENTE EM RELAÇÃO AO TRABALHO COM O DICIONÁRIO ESCOLAR EM SALA DE AULA. NO REFERENCIAL TEÓRICO, DESTACAM-SE OS POSTULADOS DE GARCÍA (1999), NÓVOA (2001), AMORIM (2003), DAMIN (2005), GOMES (2007), IMBERNÓN (2009), DARGEL (2011), NASCIMENTO (2013), ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS APONTAM QUE NENHUM DOS PROFESSORES INVESTIGADOS ENTRARAM EM CONTATO, EM SEUS CURSOS DE LICENCIATURA, COM ALGUMA DISCUSSÃO ENVOLVENDO O DICIONÁRIO ESCOLAR E O SEU USO PEDAGÓGICO. POR OUTRO LADO, OS PROFESSORES AFIRMARAM TEREM PARTICIPADO DE FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, FORNECERAM SUBSÍDIOS OU MOTIVARAM O TRABALHO COM A OBRA LEXICOGRÁFICA EM SALA DE AULA. APESAR DISSO, AMBOS OS SUJEITOS PESQUISADOS DEMONSTRARAM DESCONHECEREM O PNLD – DICIONÁRIOS, DOCUMENTO IMPORTANTE QUE FORNECE SUBSÍDIOS PARA A SELEÇÃO E O TRABALHO COM O DICIONÁRIO EM SALA DE AULA, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE UMA MAIOR DIVULGAÇÃO DOS SABERES DA METALEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.