Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA PARCERIA COM AS ARTES CÊNICAS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CIÊNCIA, PEÇAS TEATRAIS, PROTAGONISMO, Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68991
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2297
    "inscrito_id" => 7681
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA PARCERIA COM AS ARTES CÊNICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) COMO PARTE DOS QUESITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA. ESTE TRABALHO UTILIZOU A PARCERIA ENTRE AS ARTES CÊNICAS E A FÍSICA, COMO EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COM O PROPÓSITO DE ALUNOS E PROFESSORES ASSUMIREM O SEU PROTAGONISMO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO. PARA ISTO GUIOU-SE À LUZ DE DUAS TEORIAS EDUCACIONAIS, A DO INSTRUMENTALISMO EVOLUCIONISTA PROPOSTA POR BRUNER (1960) NA QUAL CONSIDERA A APRENDIZAGEM DE QUALQUER CONTEÚDO COMO ALGO PLENO E ATINGÍVEL A TODOS, SENDO NÃO OBSTANTE AO ESTÁGIO DE VIDA EM QUE ESTEJAM E A DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD (1990), IMPULSIONADA POR CAMINHOS DE MAIS RECIPROCIDADE ENTRE EDUCADORES E ESTUDANTES PARA QUE ASSIM AMBOS POSSAM EVOLUIR-SE COGNITIVAMENTE. ESTA PESQUISA DINAMIZOU O ENSINO DE FÍSICA, SENDO QUE A PROPOSTA BASEOU-SE NA CONSTRUÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXERAM EM SEUS ROTEIROS TEMÁTICAS MINISTRADAS NORMALMENTE NAS AULAS DE FÍSICA. O PRODUTO EDUCACIONAL CRIADO POR MEIO DA PESQUISA FOI UM CADERNO DIDÁTICO COMPOSTO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXE EM SEUS ROTEIROS OS SEGUINTES ASSUNTOS DE FÍSICA: MECÂNICA, ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA QUE FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS PELOS ALUNOS COLABORADORES, E O MESMO PODE SER ACESSADO POR MEIO DO QR CODE DISPONÍVEL NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTE ARTIGO. AS AUTORAS CONSIDERA-SE QUE O TRABALHO DESPERTOU O INTERESSE NOS PARTICIPANTES NA BUSCA POR CONHECIMENTOS E TORNOU ESTE PROCESSO MAIS PRAZEROSO A AMBOS OS ENVOLVIDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CIÊNCIA, PEÇAS TEATRAIS, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID7681_30092020172625.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELICEIA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "eliceiaulbracac@gmail.com"
    "autor_ies" => "MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF), POLO 05, CAMPUS DE JI-PARANÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)."
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68991
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2297
    "inscrito_id" => 7681
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA PARCERIA COM AS ARTES CÊNICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) COMO PARTE DOS QUESITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA. ESTE TRABALHO UTILIZOU A PARCERIA ENTRE AS ARTES CÊNICAS E A FÍSICA, COMO EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COM O PROPÓSITO DE ALUNOS E PROFESSORES ASSUMIREM O SEU PROTAGONISMO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO. PARA ISTO GUIOU-SE À LUZ DE DUAS TEORIAS EDUCACIONAIS, A DO INSTRUMENTALISMO EVOLUCIONISTA PROPOSTA POR BRUNER (1960) NA QUAL CONSIDERA A APRENDIZAGEM DE QUALQUER CONTEÚDO COMO ALGO PLENO E ATINGÍVEL A TODOS, SENDO NÃO OBSTANTE AO ESTÁGIO DE VIDA EM QUE ESTEJAM E A DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD (1990), IMPULSIONADA POR CAMINHOS DE MAIS RECIPROCIDADE ENTRE EDUCADORES E ESTUDANTES PARA QUE ASSIM AMBOS POSSAM EVOLUIR-SE COGNITIVAMENTE. ESTA PESQUISA DINAMIZOU O ENSINO DE FÍSICA, SENDO QUE A PROPOSTA BASEOU-SE NA CONSTRUÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXERAM EM SEUS ROTEIROS TEMÁTICAS MINISTRADAS NORMALMENTE NAS AULAS DE FÍSICA. O PRODUTO EDUCACIONAL CRIADO POR MEIO DA PESQUISA FOI UM CADERNO DIDÁTICO COMPOSTO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXE EM SEUS ROTEIROS OS SEGUINTES ASSUNTOS DE FÍSICA: MECÂNICA, ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA QUE FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS PELOS ALUNOS COLABORADORES, E O MESMO PODE SER ACESSADO POR MEIO DO QR CODE DISPONÍVEL NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTE ARTIGO. AS AUTORAS CONSIDERA-SE QUE O TRABALHO DESPERTOU O INTERESSE NOS PARTICIPANTES NA BUSCA POR CONHECIMENTOS E TORNOU ESTE PROCESSO MAIS PRAZEROSO A AMBOS OS ENVOLVIDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CIÊNCIA, PEÇAS TEATRAIS, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID7681_30092020172625.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELICEIA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "eliceiaulbracac@gmail.com"
    "autor_ies" => "MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF), POLO 05, CAMPUS DE JI-PARANÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)."
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) COMO PARTE DOS QUESITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM ENSINO DE FÍSICA. ESTE TRABALHO UTILIZOU A PARCERIA ENTRE AS ARTES CÊNICAS E A FÍSICA, COMO EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COM O PROPÓSITO DE ALUNOS E PROFESSORES ASSUMIREM O SEU PROTAGONISMO NA BUSCA PELO CONHECIMENTO. PARA ISTO GUIOU-SE À LUZ DE DUAS TEORIAS EDUCACIONAIS, A DO INSTRUMENTALISMO EVOLUCIONISTA PROPOSTA POR BRUNER (1960) NA QUAL CONSIDERA A APRENDIZAGEM DE QUALQUER CONTEÚDO COMO ALGO PLENO E ATINGÍVEL A TODOS, SENDO NÃO OBSTANTE AO ESTÁGIO DE VIDA EM QUE ESTEJAM E A DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD (1990), IMPULSIONADA POR CAMINHOS DE MAIS RECIPROCIDADE ENTRE EDUCADORES E ESTUDANTES PARA QUE ASSIM AMBOS POSSAM EVOLUIR-SE COGNITIVAMENTE. ESTA PESQUISA DINAMIZOU O ENSINO DE FÍSICA, SENDO QUE A PROPOSTA BASEOU-SE NA CONSTRUÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXERAM EM SEUS ROTEIROS TEMÁTICAS MINISTRADAS NORMALMENTE NAS AULAS DE FÍSICA. O PRODUTO EDUCACIONAL CRIADO POR MEIO DA PESQUISA FOI UM CADERNO DIDÁTICO COMPOSTO DE PEÇAS TEATRAIS QUE TROUXE EM SEUS ROTEIROS OS SEGUINTES ASSUNTOS DE FÍSICA: MECÂNICA, ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA QUE FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS PELOS ALUNOS COLABORADORES, E O MESMO PODE SER ACESSADO POR MEIO DO QR CODE DISPONÍVEL NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTE ARTIGO. AS AUTORAS CONSIDERA-SE QUE O TRABALHO DESPERTOU O INTERESSE NOS PARTICIPANTES NA BUSCA POR CONHECIMENTOS E TORNOU ESTE PROCESSO MAIS PRAZEROSO A AMBOS OS ENVOLVIDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.