ESTE ARTIGO DISCUTE O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ADULTOS - EJA, A PARTIR DO TEXTO FORNECIDO POR ALUNAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. ABORDA QUESTÕES REFERENTES AO PERFIL DO ALUNO, À AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES, SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO E OBJETIVOS AO CONCLUÍ-LO. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA QUALITATIVA DE OBSERVAÇÃO E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NA INTENÇÃO DE COLETARMOS DADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM ESTUDO. OS SUJEITOS, CUJOS DADOS FORAM ANALISADOS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE DE DUAS ALUNAS: UMA DE 36 ANOS (IDADE ADULTA) E OUTRA DE 70 ANOS CONSIDERADA DA FAIXA DE (IDADE IDOSA). ALÉM DISSO, REALIZAMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EMBASADAS NOS ESTUDOS DE ARROYO (1997), FREIRE (2000), GADOTTI E ROMÃO (2000), GUERRA (2013), SOARES (2002), MARCUSCHI (1999), DENTRE OUTROS MATERIAIS DISPONÍVEIS E DISCUSSÕES, DURANTE AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I. O QUE FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, O ENSINO PROMOVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM UMA SINGULAR IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO, CUJA EXPECTATIVA DOS SUJEITOS PESQUISADOS ESTÁ EM PODER MUDAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA, SABER CONVIVER NA SOCIEDADE LETRADA E, SEU DESEJO É ATENDER AS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS DA VIDA COTIDIANA. POR ISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO UM PROFISSIONAL COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO DESSES JOVENS, DE MODO QUE POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS, NO CONTEXTO DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE.