Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DO SUJEITO DA EJA: O QUE DIZEM AS ALUNAS PESQUISADAS

Palavra-chaves: EJA, ALUNO DA EJA, EXPECTATIVA/PERFIL DO SUJEITO PESQUISADO, , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68198
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2215
    "inscrito_id" => 6558
    "titulo" => "CONHECENDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DO SUJEITO DA EJA: O QUE DIZEM AS ALUNAS PESQUISADAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DISCUTE O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ADULTOS - EJA, A PARTIR DO TEXTO FORNECIDO POR ALUNAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. ABORDA QUESTÕES REFERENTES AO PERFIL DO ALUNO, À AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES, SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO E OBJETIVOS AO CONCLUÍ-LO. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA QUALITATIVA DE OBSERVAÇÃO E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NA INTENÇÃO DE COLETARMOS DADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM ESTUDO. OS SUJEITOS, CUJOS DADOS FORAM ANALISADOS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE DE DUAS ALUNAS: UMA DE 36 ANOS (IDADE ADULTA) E OUTRA DE 70 ANOS CONSIDERADA DA FAIXA DE (IDADE IDOSA). ALÉM DISSO, REALIZAMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EMBASADAS NOS ESTUDOS DE ARROYO (1997), FREIRE (2000), GADOTTI E ROMÃO (2000), GUERRA (2013), SOARES (2002), MARCUSCHI (1999), DENTRE OUTROS MATERIAIS DISPONÍVEIS E DISCUSSÕES, DURANTE AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I. O QUE FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, O ENSINO PROMOVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM UMA SINGULAR IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO, CUJA EXPECTATIVA DOS SUJEITOS PESQUISADOS ESTÁ EM PODER MUDAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA, SABER CONVIVER NA SOCIEDADE LETRADA E, SEU DESEJO É ATENDER AS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS DA VIDA COTIDIANA. POR ISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO UM PROFISSIONAL COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO DESSES JOVENS, DE MODO QUE POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS, NO CONTEXTO DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, ALUNO DA EJA, EXPECTATIVA/PERFIL DO SUJEITO PESQUISADO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID6558_29092020233549.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA FELIX OLIVEIRA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA FELIX"
    "autor_email" => "manuela.felix18@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68198
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2215
    "inscrito_id" => 6558
    "titulo" => "CONHECENDO O PERFIL E A EXPECTATIVA DO SUJEITO DA EJA: O QUE DIZEM AS ALUNAS PESQUISADAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DISCUTE O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ADULTOS - EJA, A PARTIR DO TEXTO FORNECIDO POR ALUNAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. ABORDA QUESTÕES REFERENTES AO PERFIL DO ALUNO, À AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES, SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO E OBJETIVOS AO CONCLUÍ-LO. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA QUALITATIVA DE OBSERVAÇÃO E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NA INTENÇÃO DE COLETARMOS DADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM ESTUDO. OS SUJEITOS, CUJOS DADOS FORAM ANALISADOS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE DE DUAS ALUNAS: UMA DE 36 ANOS (IDADE ADULTA) E OUTRA DE 70 ANOS CONSIDERADA DA FAIXA DE (IDADE IDOSA). ALÉM DISSO, REALIZAMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EMBASADAS NOS ESTUDOS DE ARROYO (1997), FREIRE (2000), GADOTTI E ROMÃO (2000), GUERRA (2013), SOARES (2002), MARCUSCHI (1999), DENTRE OUTROS MATERIAIS DISPONÍVEIS E DISCUSSÕES, DURANTE AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I. O QUE FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, O ENSINO PROMOVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM UMA SINGULAR IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO, CUJA EXPECTATIVA DOS SUJEITOS PESQUISADOS ESTÁ EM PODER MUDAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA, SABER CONVIVER NA SOCIEDADE LETRADA E, SEU DESEJO É ATENDER AS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS DA VIDA COTIDIANA. POR ISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO UM PROFISSIONAL COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO DESSES JOVENS, DE MODO QUE POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS, NO CONTEXTO DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, ALUNO DA EJA, EXPECTATIVA/PERFIL DO SUJEITO PESQUISADO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID6558_29092020233549.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA FELIX OLIVEIRA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA FELIX"
    "autor_email" => "manuela.felix18@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO DISCUTE O PERFIL E A EXPECTATIVA DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ADULTOS - EJA, A PARTIR DO TEXTO FORNECIDO POR ALUNAS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. ABORDA QUESTÕES REFERENTES AO PERFIL DO ALUNO, À AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES, SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO E OBJETIVOS AO CONCLUÍ-LO. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA QUALITATIVA DE OBSERVAÇÃO E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NA INTENÇÃO DE COLETARMOS DADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM ESTUDO. OS SUJEITOS, CUJOS DADOS FORAM ANALISADOS NESTE ESTUDO CONSTITUEM-SE DE DUAS ALUNAS: UMA DE 36 ANOS (IDADE ADULTA) E OUTRA DE 70 ANOS CONSIDERADA DA FAIXA DE (IDADE IDOSA). ALÉM DISSO, REALIZAMOS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EMBASADAS NOS ESTUDOS DE ARROYO (1997), FREIRE (2000), GADOTTI E ROMÃO (2000), GUERRA (2013), SOARES (2002), MARCUSCHI (1999), DENTRE OUTROS MATERIAIS DISPONÍVEIS E DISCUSSÕES, DURANTE AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I. O QUE FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, O ENSINO PROMOVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM UMA SINGULAR IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO, CUJA EXPECTATIVA DOS SUJEITOS PESQUISADOS ESTÁ EM PODER MUDAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA, SABER CONVIVER NA SOCIEDADE LETRADA E, SEU DESEJO É ATENDER AS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS DA VIDA COTIDIANA. POR ISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO UM PROFISSIONAL COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO DESSES JOVENS, DE MODO QUE POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS, NO CONTEXTO DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.