ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS CONCEITOS TEÓRICOS DE JOSEPH RENZULLI QUE ABORDA A TEMÁTICA DA IDENTIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO – AHSD, COM A CONCEPÇÃO DA TEORIA TRIÁDICA DOS TRÊS ANÉIS E TAMBÉM A ANÁLISE DE INTELIGÊNCIA, ATRAVÉS DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER. O PROBLEMA DESTA PESQUISA FOI COMPREENDER PORQUE O TEMA AHSD É UM ASSUNTO AINDA NEGLICENCIADO PELA ESTRUTURA EDUCACIONAL DO BRASIL, CUJA RELEVÂNCIA É INDISCUTÍVEL. O ESTUDO SE JUSTIFICA POR CONTRIBUIR E ATUALIZAR PROFISSIONAIS E A SOCIEDADE BRASILEIRA A UM ATENDIMENTO ADEQUADO E URGENTE AOS ALUNOS DIAGNOSTICADOS OU EM OBSERVAÇÃO PARA UM PARECER PEDAGÓGICO E/OU LAUDO MÉDICO. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO FOI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO, BIBLIOGRÁFICO, VISANDO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO AMBIENTE DA SALA DE AULA, A FIM DE TRATAR SOBRE A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS, RECURSOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO E VISIBILIDADE DE ALUNOS COM AHSD. E, PROPOR A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DAS FAMÍLIAS, CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, GESTORES EDUCACIONAIS E ORGÃOS GOVERNAMENTAIS, COM ISSO O TERMO CIV SE COMPLETA: C DE CAPACITAÇÃO, I DE INCLUSÃO E V DE VISIBILIDADE PARA ALUNOS COM AHSD. A PARCERIA ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS NA BUSCA POR ALTERNATIVAS VIÁVEIS E MAIS APURADAS DE IDENTIFICAÇÃO, INSTRUMENTOS MAIS AMPLOS E PRECISOS DE DIAGNÓSTICO, E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO E ESTIMULAÇÃO DO POTENCIAL DO ALUNADO É DETERMINANTE PARA QUE SE POSSA ESTABELECER POLÍTICAS QUE BENEFICIEM A INCLUSÃO E DÊEM VISIBILIDADE A ESSES TALENTOS EM NOSSO PAÍS.