O ENSINO DE BIOLOGIA ENVOLVE CONTEÚDOS TEÓRICOS COMPLEXOS QUE NECESSITAM DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DENTRE AS SUAS INÚMERAS ÁREAS SALIENTA-SE NESSE TRABALHO A ZOOLOGIA QUE ABORDA MUITOS TERMOS E PROCESSOS QUE SÃO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS. NESSE SENTIDO, OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO INSTRUMENTOS ÚTEIS PARA PROPORCIONAR A ASSIMILAÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONCEITOS DE MANEIRA MAIS EFICAZ. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR E AVALIAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE A CLASSE REPTILIA COMO ALTERNATIVA CAPAZ DE PROMOVER O ENTENDIMENTO SIGNIFICATIVO DOS CONTEÚDOS DE FORMA LÚDICA, FACILITADA E INTEGRADA. O JOGO INTITULADO “MEMORIZA RÉPTEIS” FOI DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. O JOGO DESENVOLVIDO POSSUI UMA DINÂMICA SEMELHANTE AO JOGO DA MEMÓRIA CONVENCIONAL, PORÉM APRESENTA ALGUMAS DIFERENÇAS COMO A PRESENÇA DE CARTAS COM PERGUNTAS E OUTRAS DENOMINADAS DE “CARTA SURPRESA”. PARA A SUA REALIZAÇÃO FORAM MINISTRADAS AULAS TEÓRICAS SOBRE OS RÉPTEIS, E, EM SEGUIDA FOI EXPLICADO O FUNCIONAMENTO DO JOGO. COM ISSO, A TURMA FOI DIVIDIDA EM QUATRO GRUPOS PARA QUE O JOGO QUE VISA ENFATIZAR A CLASSIFICAÇÃO E AS PARTICULARIDADES DESSES ANIMAIS FOSSE APLICADO. ATRAVÉS DESSA EXPERIÊNCIA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA PROMOVE O INTERESSE, PARTICIPAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS CONHECIMENTOS, CONSIDERANDO ASSIM, O “MEMORIZA RÉPTEIS” UMA FERRAMENTA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA.