O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI AVALIAR O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS DE UM GRANDE MUNICÍPIO BAIANO. PARA TANTO, COMO AMOSTRA FOI CONSIDERADO AS ESCOLAS DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA QUE POSSUEM O 9° ANO REGULAR NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO. NOS QUAIS APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS DE TIPO SURVEY PARA 540 ALUNOS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE PARA 67% DA AMOSTRA, OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM CONTEÚDOS INSUFICIENTES SOBRE CIÊNCIAS AMBIENTAIS. OS DADOS TAMBÉM OFERECEM INSIGHTS SOBRE A NECESSIDADE DOS INVESTIMENTOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS COMO COMPONENTES MULTIDISCIPLINARES POR PARTE DOS PROFESSORES. VISTO QUE OS ESTUDOS SOBRE CIÊNCIAS AMBIENTAIS PODEM SER CONSIDERADOS UMA FORMA DA ESCOLA CONTRIBUIR ATIVAMENTE PARA A PROMOÇÃO DE SENSO CRÍTICO AOS ALUNOS E AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES.