ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA – BA NO PERÍODO DE 2010 A 2012 E PRETENDEU REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA E DESCREVER AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO PARA AS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA. O MESMO CONSTA DE UMA REFLEXÃO TEÓRICA INICIAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO, CLASSE MULTISSERIADA, BEM COMO DE UMA DESCRIÇÃO DA REALIZAÇÃO DOS MÓDULOS DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA, APRESENTANDO TAMBÉM O RESULTADO DA INICIATIVA MUNICIPAL EM DAR CONTINUIDADE ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO CAMPO, APÓS O ENCERRAMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA, COM A CRIAÇÃO DO PROGRAMA SABERES DO CAMPO QUE, ATRAVÉS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PRESENCIAL E EM MÓDULOS, VISOU PROMOVER FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS CLASSES MULTISSERIADAS PARA ATUAREM COMO FORMADORES DE ALUNOS-PESQUISADORES, OPORTUNIZANDO O ACESSO INTRODUTÓRIO À PESQUISA E À CIÊNCIA, AO MESMO TEMPO EM QUE VALORIZANDO OS SABERES LOCAIS E GLOBAIS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELOS INDIVÍDUOS, PELAS COMUNIDADES E PELA HUMANIDADE.