ESTE ARTIGO SURGIU DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ENSINO BÁSICO DE TEMPO INTEGRAL, NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DIÉGUES, DO ANO LETIVO DE 2019, NA CIDADE DE VIÇOSA. A PROPOSTA É RELATAR EXPERIÊNCIA, ANALISANDO DA INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E LINGUAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, BUSCANDO AMPLIAR NOVAS PROPOSTAS DE METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO SE DEU POR MEIO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) DA MARVEL DO PERSONAGEM TONY STARK, O HOMEM DE FERRO, NA QUAL FOI RELACIONADO COM O CONTEÚDO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA PESQUISA PESQUISA-AÇÃO FOI BASEADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DA HISTORIOGRAFIA. TRABALHAR COM NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E INCLUI MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL, CRITICA E ECONÔMICA, PARA ASSIM CONSTRUIR E COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES. NESTE PROJETO OBSERVAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR NOVOS MEIOS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E, ESPECIFICAMENTE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. A INSERÇÃO DESSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA PROPORCIONOU E CONTRIBUIU AOS ESTUDANTES UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO APRENDIZADO HISTÓRICO A PARTIR DOS SUPER-HERÓIS DA MARVEL, RELACIONANDO O CONTEXTO HISTÓRICO AOS PERSONAGENS. ASSIM, FOI POSSÍVEL LEVAR OS ESTUDANTES A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E ATÉ MESMO RELACIONAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO COM O SEU DIA A DIA.