Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: ENSINO;, NOVAS LINGUAGENS, , HISTÓRIA EM QUADRINHOS, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68037
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1786
    "inscrito_id" => 3687
    "titulo" => "AS NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SURGIU DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ENSINO BÁSICO DE TEMPO INTEGRAL, NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DIÉGUES, DO ANO LETIVO DE 2019, NA CIDADE DE VIÇOSA. A PROPOSTA É RELATAR EXPERIÊNCIA, ANALISANDO DA INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E LINGUAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, BUSCANDO AMPLIAR NOVAS PROPOSTAS DE METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO SE DEU POR MEIO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) DA MARVEL DO PERSONAGEM TONY STARK, O HOMEM DE FERRO, NA QUAL FOI RELACIONADO COM O CONTEÚDO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA PESQUISA PESQUISA-AÇÃO FOI BASEADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DA HISTORIOGRAFIA. TRABALHAR COM NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E INCLUI MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL, CRITICA E ECONÔMICA, PARA ASSIM CONSTRUIR E COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES. NESTE PROJETO OBSERVAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR NOVOS MEIOS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E, ESPECIFICAMENTE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. A INSERÇÃO DESSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA PROPORCIONOU E CONTRIBUIU AOS ESTUDANTES UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO APRENDIZADO HISTÓRICO A PARTIR DOS SUPER-HERÓIS DA MARVEL, RELACIONANDO O CONTEXTO HISTÓRICO AOS PERSONAGENS. ASSIM, FOI POSSÍVEL LEVAR OS ESTUDANTES A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E ATÉ MESMO RELACIONAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO COM O SEU DIA A DIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO;, NOVAS LINGUAGENS,, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3687_13092020211259.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "culturapopularufal@hotmai"
    "autor_ies" => "SEDUC"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68037
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1786
    "inscrito_id" => 3687
    "titulo" => "AS NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SURGIU DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ENSINO BÁSICO DE TEMPO INTEGRAL, NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DIÉGUES, DO ANO LETIVO DE 2019, NA CIDADE DE VIÇOSA. A PROPOSTA É RELATAR EXPERIÊNCIA, ANALISANDO DA INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E LINGUAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, BUSCANDO AMPLIAR NOVAS PROPOSTAS DE METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO SE DEU POR MEIO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) DA MARVEL DO PERSONAGEM TONY STARK, O HOMEM DE FERRO, NA QUAL FOI RELACIONADO COM O CONTEÚDO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA PESQUISA PESQUISA-AÇÃO FOI BASEADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DA HISTORIOGRAFIA. TRABALHAR COM NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E INCLUI MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL, CRITICA E ECONÔMICA, PARA ASSIM CONSTRUIR E COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES. NESTE PROJETO OBSERVAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR NOVOS MEIOS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E, ESPECIFICAMENTE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. A INSERÇÃO DESSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA PROPORCIONOU E CONTRIBUIU AOS ESTUDANTES UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO APRENDIZADO HISTÓRICO A PARTIR DOS SUPER-HERÓIS DA MARVEL, RELACIONANDO O CONTEXTO HISTÓRICO AOS PERSONAGENS. ASSIM, FOI POSSÍVEL LEVAR OS ESTUDANTES A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E ATÉ MESMO RELACIONAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO COM O SEU DIA A DIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO;, NOVAS LINGUAGENS,, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3687_13092020211259.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "culturapopularufal@hotmai"
    "autor_ies" => "SEDUC"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO SURGIU DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ENSINO BÁSICO DE TEMPO INTEGRAL, NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DIÉGUES, DO ANO LETIVO DE 2019, NA CIDADE DE VIÇOSA. A PROPOSTA É RELATAR EXPERIÊNCIA, ANALISANDO DA INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E LINGUAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, BUSCANDO AMPLIAR NOVAS PROPOSTAS DE METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CRÍTICO DO ESTUDANTE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO SE DEU POR MEIO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) DA MARVEL DO PERSONAGEM TONY STARK, O HOMEM DE FERRO, NA QUAL FOI RELACIONADO COM O CONTEÚDO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ESSA PESQUISA PESQUISA-AÇÃO FOI BASEADO NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DA HISTORIOGRAFIA. TRABALHAR COM NOVAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E INCLUI MAIOR INTERAÇÃO SOCIAL, CRITICA E ECONÔMICA, PARA ASSIM CONSTRUIR E COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES. NESTE PROJETO OBSERVAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE BUSCAR NOVOS MEIOS DIDÁTICOS QUE POSSIBILITEM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E, ESPECIFICAMENTE A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. A INSERÇÃO DESSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA PROPORCIONOU E CONTRIBUIU AOS ESTUDANTES UMA VISÃO MAIS CRÍTICA DO APRENDIZADO HISTÓRICO A PARTIR DOS SUPER-HERÓIS DA MARVEL, RELACIONANDO O CONTEXTO HISTÓRICO AOS PERSONAGENS. ASSIM, FOI POSSÍVEL LEVAR OS ESTUDANTES A AMPLIAR AS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E ATÉ MESMO RELACIONAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO COM O SEU DIA A DIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.