AS CRIAN?AS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRECISAM ENCONTRAR SITUA??ES L?DICAS VOLTADAS PARA APRENDIZAGEM, QUE LHES PERMITAM VIVENCIAR, FORMULAR HIP?TESES E EXPLICAR FEN?MENOS QUE ACONTECEM NO SEU DIA-A-DIA. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR A M?SICA COMO UMA POSSIBILIDADE DE PR?TICA L?DICA PARA O ENSINO DE CI?NCIAS DOS ANOS INICIAIS E DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DAS M?SICAS DO GRUPO PALAVRA CANTADA, EM ESPECIAL O ?LBUM QUE TRATA DO TEMA ?GUA. OS RESULTADOS APRESENTAM UMA AN?LISE DO CONTE?DO (BARDIN, 2004) DAS LETRAS DAS M?SICAS DE ACORDO COM AS CATEGORIAS ? PRIORI PROPOSTAS POR MOREIRA E MASSARANI (2006), APOIADAS EM DISCUSS?ES CONSONANTES COM A BNCC EM CI?NCIAS DA NATUREZA (BRASIL, 2027) E COM OS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZA??O CIENT?FICA DE ACORDO COM SASSERON (2008) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A M?SICA, DE ACORDO COM A INTENCIONALIDADE DO PROFESSOR, PROPORCIONA ?S CRIAN?AS VIVENCIAREM MOMENTOS L?DICOS AO MESMO TEMPO EM QUE SE DISCUTE E APRENDE CI?NCIAS.