ESTE TRABALHO ORIGINOU-SE COMO UM DOS DESDOBRAMENTOS DAS REFLEXÕES OCORRIDAS NOS ANOS DE 2018 A 2020, NO ÂMBITO DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. SEU OBJETIVO PRINCIPAL É ESTUDAR AS PRÁTICAS E ATUAÇÕES DE MÉDICOS HIGIENISTAS NA ÁREA EDUCACIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), AO LONGO DO SÉCULO XX. PARA ESSE FIM, NESSE ARTIGO, OPTOU-SE POR DISCUTIR APENAS BIOGRAFIAS DE DOIS PROFISSIONAIS NESSA INVESTIGAÇÃO: ALFREDO LYRA E JANUÁRIO CICCO. A MOTIVAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO SE DEVE AS VARIADAS INFLUÊNCIAS DE MÉDICOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX, ALÉM DO MAIS, PELO FATO DOS PROFISSIONAIS ANALISADOS TEREM OBTIDO POSIÇÕES DE DESTAQUE PARA SOCIEDADE POTIGUAR DURANTE O PERÍODO HISTÓRICO EM QUE VIVERAM. A FIM DE ALCANÇAR O PROPÓSITO DA PESQUISA, A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A ANÁLISE DE SEIS TEXTOS DE CARÁTER BIOGRÁFICO SOBRE ALFREDO LYRA E JANUÁRIO CICCO. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FOI CONSTITUÍDO PELOS SEGUINTES AUTORES: AZEVEDO E SANTOS (2018), GONDRA (2004), HERSCHMANN, KROPF E NUNES (1996), LE GOFF (1989, 1999), STEPHANOU (1997). NO DECORRER DESSE TRABALHO, OBSERVOU-SE QUE OS DOIS MÉDICOS HIGIENISTAS ESTUDADOS TIVERAM DISTINTAS APROXIMAÇÕES COM A ÁREA DA EDUCAÇÃO. AO EXPLORAR BIOGRAFIAS FOI POSSÍVEL RECONHECER UMA CONSIDERÁVEL QUANTIDADE DE ASPECTOS E TEMÁTICAS QUE PODEM SER INVESTIGADOS, E TAMBÉM, AS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE QUE PODEM SURGIR DURANTE O PROCESSO DE PESQUISA.