A PROPOSTA DESTE ARTIGO DISCORRE SOBRE A RELEVÂNCIA EDUCACIONAL E CIENTÍFICA REFERENTE À PALEONTOLOGIA DO GEOPARK ARARIPE. A PALEONTOLOGIA É UM VERDADEIRO QUEBRA-CABEÇA PARA COMPREENDER O PASSADO E O PRESENTE, ALÉM DISSO, A BUSCA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS VEM CRESCENDO, NÃO SOMENTE EM BUSCA DE ARTIGOS PARA FINS DE ESTUDOS, MAS A PROCURA DO SABER PARA DIVULGAR. O OBJETIVO DESSE TRABALHO TEM O INTUITO DE COMPARTILHAR A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA ACERCA DA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO NA REGIÃO DO CARIRI. SÃO NOTÓRIOS QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, QUE ELA DEVE SAIR MAIS DO MEIO UNIVERSITÁRIO E GANHAR NOVOS RUMOS, SENDO NESSE SENTIDO QUE NOSSA FUNÇÃO COMO ESTUDANTES DE LICENCIATURA E PESQUISADORES, NÃO SE DEVE RESTRINGIR O CONHECIMENTO AO MEIO ACADÊMICO, MAS SIM LEVAR PARA TODA A SOCIEDADE EM CONJUNTO. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE E.E.M. ANDRE CARTAXO, LOCALIZADA NA CIDADE DE MAURITI-CE, NO INTERIOR DO NORDESTE, REALIZADO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2020. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM CONSTITUÍDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, TURMA DO 1º ANO, UTILIZANDO OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: SER ESTUDANTE NA RESPECTIVA LOCALIDADE, TER DE AMBOS OS SEXOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA, DE NATUREZA DESCRITIVA E EXPLICATIVA. A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COMPROVA A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA DA PALEONTOLOGIA E DAS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALÉM DA SALA DE AULA. ESTA AÇÃO PODE SER VIVENCIADA POR QUALQUER INSTITUIÇÃO DE ENSINO, POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, DA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO PLANETA, DA VIDA E DAS TRANSFORMAÇÕES CONTÍNUAS.