ESTE TRABALHO É O RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR A REAL FUNÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GUARABIRA/PB DO PONTO DE VISTA DOS CONSELHEIROS. PARA FUNDAMENTAR NOS DEBRUÇAMOS NOS SEGUINTES TEÓRICOS: DOURADO (2007), NETO E ALMEIDA (2008), CURY (2007), AGUIAR (2008), ADRIÃO E CAMARGO (2001) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA É QUANTITATIVA, QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, O CAMPO DA PESQUISA SÃO 2 ESCOLAS PÚBLICAS, SITUADAS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB.. NA VISÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES, PARA QUE ACONTEÇA UM MAIOR COMPROMETIMENTO NA GESTÃO DA ESCOLA, TODOS QUE O COMPÕE O CONSELHO, DEVEM PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS REUNIÕES E NAS TOMADAS DE DECISÕES PARA QUE A GESTÃO DA ESCOLA SEJA COMPARTILHADA.