PESQUISAS DEMONSTRAM A NECESSIDADE DE ESTUDAR GEOMETRIA, TENDO EM VISTA, QUE ELA DESEMPENHA PAPEL FUNDAMENTAL NO PENSAMENTO ESPACIAL, ABSTRAÇÃO, GENERALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE VISUALIZAÇÃO. SENDO ASSIM, DIANTE DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS SOBRE ESSA PROBLEMÁTICA, PRINCIPALMENTE ENQUANTO PROFESSORA, FOI QUE SURGIU INQUIETAÇÕES EM SABER COMO ESTÁ AS PESQUISAS NA ÁREA DE GEOMETRIA. PARA TANTO, ESSE TRABALHO BUSCA COLETAR DADOS SOBRE AS PESQUISAS ACADÊMICAS DIRECIONADAS AO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANAIS DO EVENTO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU. DESTE MODO, ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO SENDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PARA COLETAR OS DADOS FOI ANALISADO O TÍTULO DO TRABALHO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS DIVERSAS VERTENTES QUE ESSA TEMÁTICA POSSIBILITA, VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA FOI DELIMITADA AOS ANAIS DO I CONEDU (2014), II CONEDU (2015), III CONEDU (2016), IV CONEDU (2017), V CONEDU (2018) E VI CONEDU (2019). A PARTIR DESSE MAPEAMENTO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O EVENTO OBTEVE ACRÉSCIMO NA QUANTIDADE DE PESQUISAS PUBLICADAS NO DECORRER DAS EDIÇÕES, MAS, ISSO NÃO ACONTECEU NA MESMA PROPORÇÃO COM AS PUBLICAÇÕES SOBRE A GEOMETRIA. ENTRETANTO, O NÚMERO DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA DEMONSTRA UM ACRÉSCIMO EM PESQUISAS COM ESSA TEMÁTICA. DENTRE AS PRINCIPAIS VERTENTES ENCONTRADAS, FOI NOTÓRIO UM MAIOR NÚMERO DE PUBLICAÇÕES SOBRE TEOREMA DE PITÁGORAS, EIXO DE GRANDEZAS E SIMETRIA, QUADRILÁTEROS, TRIÂNGULOS, POLÍGONOS E POLIEDROS. POR FIM, ESPERO QUE ESSA PESQUISA INCENTIVE OUTROS AUTORES A BUSCAREM ESCREVER SOBRE ESSE TEMA.