ESTE ARTIGO DISCUTE SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS NO DECORRER DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. A ORIGEM DESTE TRABALHO SE INICIOU COM A PROSPECÇÃO DE ENVOLVER LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE VISASSEM CONTEMPLAR A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL. A MOTIVAÇÃO PAUTOU-SE NO FATO DE QUE BOA PARTE DOS ESTUDANTES TERMINA O ENSINO MÉDIO SEM A DEVIDA BASE DE CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS DE MODO A CONTEMPLAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS NOS DESCRITORES DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO, DENOMINADOS COMO D3, D4, D11, D12 E D13, AO QUE DIZ RESPEITO AO CONTEÚDO ESPECÍFICO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL E D34 E D35, AO QUE SE REFERE AO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, ASPECTO ENFATIZADO COMO DIRETIVO PELO DOCUMENTO SUPRACITADO.